Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

PROJETO SAMBA AUTORAL NO LANÇAMENTO DO SELO ALUSIVO AO CENTENÁRIO DO SAMBA



Para este Ato de lançamento do Selo que marca uma história tão importante deste ritmo genuinamente brasileiro, foram escolhidas apenas 4 cidades, as quais são o Rio de Janeiro, Cuiabá, Ubá e Porto Velho.

Deve ser motivo de honra e orgulho para todas as pessoas que por amor, fazem samba em Porto Velho.PROJETO SAMBA AUTORAL NO LANÇAMENTO DO SELO ALUSIVO AO CENTENÁRIO DO SAMBA - Gente de Opinião

Destaca-se que na hora da escolha da cidade, o Projeto Samba Autoral, teve grande peso e influência, para que Porto Velho fosse agraciado com este Ato histórico, para o nosso Samba que pulsa ainda mais Forte em nossa amada aldeia.

Trata-se de um reconhecimento de importância histórica e a influência na identidade cultural do Samba, bem como nas características dos estilos musicais do Brasil.

Em nome de todos que fazem esta história acontecer na cidade, três pessoas receberão as homenagens, são elas: Waldemir Pinheiro, nosso Zé Pereira do Carnaval carinhosamente conhecido como mestre Bainha, que representará o samba de Porto Velho, Antônio Chagas Campos, o Mestre Cabeleira, representando as Escolas de Samba e Silvia Pinheiro, representando o Projeto Samba Autoral e as Mulheres que também fazem samba.

A data de referência ao Centenário é o lançamento da canção Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, que é considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil, em 1917. 

UM OLHAR NESTA HISTÓRIA

Para o jornalista e pesquisador Aloy Jupiara, do centro cultural Museu do Samba, a emissão do selo é o “reconhecimento do poder integrador do gênero musical e ressalta os valores e tradições das comunidades de sambistas que construíram o seu legado e movem a sua história rumo ao futuro”.

“No começo do século 20, o samba foi perseguido, assim como outras expressões populares. Foi tratado com preconceito e como caso de polícia. Depois, graças à resistência das comunidades e ao trabalho incessante de sambistas, passou a ser reconhecido como símbolo de identidade nacional, manifestação cultural e expressão de uma luta libertadora”, aponta Jupiara em texto sobre o centenário do samba e o significado da iniciativa dos Correios. Desde 2007, o samba – nas variações partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo – é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural imaterial do Brasil. (fonte: http://www.oestadorj.com.br/geral/correios-lanca-selo-em-comemoracao-ao-centenario-da-gravacao-do-primeiro-samba/)

FONTE: SILVIA FERRERIA DE OLIVEIRA PINHEIRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)