Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

'Projeto Arte da FUNARTE' em Porto Velho


 

A Associação Cultural Cuniã, de Porto Velho, foi selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) com o Projeto Cuniã de Arte Contemporânea, cujo objetivo é proporcionar aos artistas de Rondônia o acesso à informação, formação e contextualização, através de mesas redondas e oficinas de artes.  O resultado é que Rondônia foi incluído no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, iniciativa de intercâmbio cultural que visa promover o fomento das artes locais e regionais.

Contando com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Projeto Cuniã Arte Contemporânea realizará mesas redondas e oficinas, na capital, objetivando aperfeiçoamento e troca de experiências entre artistas rondonienses e mestres de reconhecido saber em artes visuais.

Na prática, o alvo do projeto será, não só artistas plásticos, mas professores de artes, acadêmicos, e, o público interessado em artes visuais.


Mesas Redondas e Oficinas
 
A primeira etapa de Porto Velho acontecerá nos dias 27 a 30 deste mês de janeiro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos (Avenida Rogério Weber, esquina com Carlos Gomes, bairro Caiari), com a seguinte programação:

 - Dia 27: Mesas Redondas sobre os temas A ARTE E O HOMEM/UMA VISÃO FILOSÓFICA, cujo mediador será o professor José Dettoni; e ARTES VISUAIS, TEXTO E CONTEXTO CONTEMPORÂNEOS, cujo mediador será o renomado artista plástico e professor Ariel Argobe;

 - Dias 28 a 30: Oficinas com base no tema FUNDAMENTOS DO IMAGINÁRIO CABOCLO NA ARTE CONTEMPORÂNEA, cujas aulas práticas serão desenvolvidas, também, por Ariel Argobe.


Inscrições

Devido à importância e oportunidade do projeto da FUNARTE que beneficia a capital rondoniense, a organização esclarece aos interessados que as vagas são limitadas. E, embora não tenham qualquer custo, as inscrições devem ser providenciadas pelos interessados o quanto antes – na própria Casa Ivan Marrocos, no horário das 8 até 18 horas, diariamente.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5738.


Ações de cunho informativo

Ao anunciar o grande evento cultural, o diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Geraldo Silva da Cruz, teceu comentários sobre a importância cultural de Porto velho e de Rondônia.

- "Desde que foi fundada, em 1994, a Casa da Cultura Ivan Marrocos sempre teve um olhar especial para as artes visuais produzidas no estado de Rondônia, desenvolvendo iniciativas de apoio e administrando espaços dedicados ao segmento", informou Geraldo Cruz.

E, acrescentou que hoje, a CCIM é a instituição responsável, no âmbito do estado de Rondônia, por propor e estabelecer uma política estadual para as artes visuais, por meio do apoio material e incentivos à nossa cultura.


Associação Cultural Cuniã

Desde 1989, a Associação Cultural Cuniã promove ações de cunho artístico, incentivando a realização de espetáculos e tomando a frente às atividades artísticas.

Conforme seu diretor financeiro, Cláudio Brena, "todos os trabalhos visam um único objetivo, qual seja a promoção e o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais locais e regionais – música, teatro, pintura e outras atividades populares".

O sucesso da Associação Cultural Cuniã é devido à grande aceitação popular, e à colaboração dos artistas rondonienses, muitas vezes "voluntários desprovidos de qualquer interesse particular em arrecadar, ou transformar-se em alvo pessoal isolado".

Segundo Cláudio Brena, "O Projeto Cuniã/Arte Contemporânea é de extrema importância para os segmentos culturais, e, artistas em geral, pois que oferecerá novas informações e capacitação profissional, através das mesas redondas e ofici9nas que serão realizadas".

Fonte: roquevha@hotmail.com e bortolete9@hotmnail.com


Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio