Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 10h51
A Associação Cultural Cuniã, de Porto Velho, foi selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) com o Projeto Cuniã de Arte Contemporânea, cujo objetivo é proporcionar aos artistas de Rondônia o acesso à informação, formação e contextualização, através de mesas redondas e oficinas de artes. O resultado é que Rondônia foi incluído no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, iniciativa de intercâmbio cultural que visa promover o fomento das artes locais e regionais.
Contando com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Projeto Cuniã Arte Contemporânea realizará mesas redondas e oficinas, na capital, objetivando aperfeiçoamento e troca de experiências entre artistas rondonienses e mestres de reconhecido saber em artes visuais.
Na prática, o alvo do projeto será, não só artistas plásticos, mas professores de artes, acadêmicos, e, o público interessado em artes visuais.
Mesas Redondas e Oficinas
A primeira etapa de Porto Velho acontecerá nos dias 27 a 30 deste mês de janeiro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos (Avenida Rogério Weber, esquina com Carlos Gomes, bairro Caiari), com a seguinte programação:
- Dia 27: Mesas Redondas sobre os temas A ARTE E O HOMEM/UMA VISÃO FILOSÓFICA, cujo mediador será o professor José Dettoni; e ARTES VISUAIS, TEXTO E CONTEXTO CONTEMPORÂNEOS, cujo mediador será o renomado artista plástico e professor Ariel Argobe;
- Dias 28 a 30: Oficinas com base no tema FUNDAMENTOS DO IMAGINÁRIO CABOCLO NA ARTE CONTEMPORÂNEA, cujas aulas práticas serão desenvolvidas, também, por Ariel Argobe.
Inscrições
Devido à importância e oportunidade do projeto da FUNARTE que beneficia a capital rondoniense, a organização esclarece aos interessados que as vagas são limitadas. E, embora não tenham qualquer custo, as inscrições devem ser providenciadas pelos interessados o quanto antes – na própria Casa Ivan Marrocos, no horário das 8 até 18 horas, diariamente.
Informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5738.
Ações de cunho informativo
Ao anunciar o grande evento cultural, o diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Geraldo Silva da Cruz, teceu comentários sobre a importância cultural de Porto velho e de Rondônia.
- "Desde que foi fundada, em 1994, a Casa da Cultura Ivan Marrocos sempre teve um olhar especial para as artes visuais produzidas no estado de Rondônia, desenvolvendo iniciativas de apoio e administrando espaços dedicados ao segmento", informou Geraldo Cruz.
E, acrescentou que hoje, a CCIM é a instituição responsável, no âmbito do estado de Rondônia, por propor e estabelecer uma política estadual para as artes visuais, por meio do apoio material e incentivos à nossa cultura.
Associação Cultural Cuniã
Desde 1989, a Associação Cultural Cuniã promove ações de cunho artístico, incentivando a realização de espetáculos e tomando a frente às atividades artísticas.
Conforme seu diretor financeiro, Cláudio Brena, "todos os trabalhos visam um único objetivo, qual seja a promoção e o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais locais e regionais – música, teatro, pintura e outras atividades populares".
O sucesso da Associação Cultural Cuniã é devido à grande aceitação popular, e à colaboração dos artistas rondonienses, muitas vezes "voluntários desprovidos de qualquer interesse particular em arrecadar, ou transformar-se em alvo pessoal isolado".
Segundo Cláudio Brena, "O Projeto Cuniã/Arte Contemporânea é de extrema importância para os segmentos culturais, e, artistas em geral, pois que oferecerá novas informações e capacitação profissional, através das mesas redondas e ofici9nas que serão realizadas".
Fonte: roquevha@hotmail.com e bortolete9@hotmnail.com
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)