Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

'Projeto Arte da FUNARTE' em Porto Velho


 

A Associação Cultural Cuniã, de Porto Velho, foi selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) com o Projeto Cuniã de Arte Contemporânea, cujo objetivo é proporcionar aos artistas de Rondônia o acesso à informação, formação e contextualização, através de mesas redondas e oficinas de artes.  O resultado é que Rondônia foi incluído no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, iniciativa de intercâmbio cultural que visa promover o fomento das artes locais e regionais.

Contando com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Projeto Cuniã Arte Contemporânea realizará mesas redondas e oficinas, na capital, objetivando aperfeiçoamento e troca de experiências entre artistas rondonienses e mestres de reconhecido saber em artes visuais.

Na prática, o alvo do projeto será, não só artistas plásticos, mas professores de artes, acadêmicos, e, o público interessado em artes visuais.


Mesas Redondas e Oficinas
 
A primeira etapa de Porto Velho acontecerá nos dias 27 a 30 deste mês de janeiro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos (Avenida Rogério Weber, esquina com Carlos Gomes, bairro Caiari), com a seguinte programação:

 - Dia 27: Mesas Redondas sobre os temas A ARTE E O HOMEM/UMA VISÃO FILOSÓFICA, cujo mediador será o professor José Dettoni; e ARTES VISUAIS, TEXTO E CONTEXTO CONTEMPORÂNEOS, cujo mediador será o renomado artista plástico e professor Ariel Argobe;

 - Dias 28 a 30: Oficinas com base no tema FUNDAMENTOS DO IMAGINÁRIO CABOCLO NA ARTE CONTEMPORÂNEA, cujas aulas práticas serão desenvolvidas, também, por Ariel Argobe.


Inscrições

Devido à importância e oportunidade do projeto da FUNARTE que beneficia a capital rondoniense, a organização esclarece aos interessados que as vagas são limitadas. E, embora não tenham qualquer custo, as inscrições devem ser providenciadas pelos interessados o quanto antes – na própria Casa Ivan Marrocos, no horário das 8 até 18 horas, diariamente.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5738.


Ações de cunho informativo

Ao anunciar o grande evento cultural, o diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Geraldo Silva da Cruz, teceu comentários sobre a importância cultural de Porto velho e de Rondônia.

- "Desde que foi fundada, em 1994, a Casa da Cultura Ivan Marrocos sempre teve um olhar especial para as artes visuais produzidas no estado de Rondônia, desenvolvendo iniciativas de apoio e administrando espaços dedicados ao segmento", informou Geraldo Cruz.

E, acrescentou que hoje, a CCIM é a instituição responsável, no âmbito do estado de Rondônia, por propor e estabelecer uma política estadual para as artes visuais, por meio do apoio material e incentivos à nossa cultura.


Associação Cultural Cuniã

Desde 1989, a Associação Cultural Cuniã promove ações de cunho artístico, incentivando a realização de espetáculos e tomando a frente às atividades artísticas.

Conforme seu diretor financeiro, Cláudio Brena, "todos os trabalhos visam um único objetivo, qual seja a promoção e o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais locais e regionais – música, teatro, pintura e outras atividades populares".

O sucesso da Associação Cultural Cuniã é devido à grande aceitação popular, e à colaboração dos artistas rondonienses, muitas vezes "voluntários desprovidos de qualquer interesse particular em arrecadar, ou transformar-se em alvo pessoal isolado".

Segundo Cláudio Brena, "O Projeto Cuniã/Arte Contemporânea é de extrema importância para os segmentos culturais, e, artistas em geral, pois que oferecerá novas informações e capacitação profissional, através das mesas redondas e ofici9nas que serão realizadas".

Fonte: roquevha@hotmail.com e bortolete9@hotmnail.com


Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe