Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Pres da Ameron participa do projeto Tarde de Diálogos


Pres da Ameron participa do projeto Tarde de Diálogos - Gente de Opinião

Com o tema “Motivação e a carreira jurídica”, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Francisco Borges, revelou para estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Carmela Dutra, o caminho percorrido para ingressar na carreira da magistratura, a experiência vivida antes de ser juiz quando ainda trabalhava na iniciativa privada e avaliou a legislação brasileira. O magistrado é o quarto participante do projeto Tarde de Diálogos promovido pela Biblioteca Municipal Francisco Meirelles.

“Uma pessoa íntegra, de admirável inteligência e muito competente no que faz”, essas foram as palavras proferidas pelo presidente da Academia de Letras de Rondônia, William Haverly Martins ao apresentar o convidado do projeto. O auditório da biblioteca ficou repleto de estudantes do 3º ano do ensino médio. São alunos com idade entre 15 à 17 anos, muitos ainda com dúvidas sobre qual a carreira seguir e muitas dessas dúvidas foram sanadas após a apresentação do Juiz de Direito. Como é o caso de Paola Alburqueque Costa de 17 anos,  a estudante pretendia cursar a faculdade de fisioterapia, mas depois da Tarde de Diálogos mudou de idéia. “Estamos nessa etapa da nossa vida onde não sabemos exatamente o que vamos fazer. Nunca pensei em fazer Direito, apesar da minha família toda seguir nessa carreira, mas a partir dessa tarde eu vi que é uma área muito gratificante, legal de se trabalhar e com muitos ramos”, conta entusiasmada.

“Eu me sinto realmente muito feliz quando fico sabendo que alguém decidiu fazer Direito após participar de alguma palestra minha. O juiz é um ser humano que tem suas vontades, desejos e também comete erros. Mas busca errar o mínimo possível”, comentou o presidente da Ameron durante a tarde de conversas com os estudantes.

Durante o evento, o juiz Francisco Borges contou toda trajetória vivida antes de chegar a carreira da magistratura, a experiência adquirida quando trabalhava na iniciativa privada, as dúvidas da juventude sobre qual a faculdade que gostaria de cursar, as dificuldades para chegar até Rondônia e tentar o concurso de ingresso para magistratura. Além do campo pessoal, o presidente da Ameron também destacou o trabalho desenvolvido por outros magistrados e servidores no empenho para transformar a Justiça de Rondônia entre as mais modernas e céleres do país, ressaltou a importância da Escola da Magistratura na formação de juízes e juristas do estado e destacou ainda a alta demanda que o Judiciário vem enfrentando.

O estudante Wander Souza da Silva Coelho de 17 anos pretende fazer faculdade de Direito e ficou encantado com a oportunidade de poder dialogar com um Juiz de Direito. “Eu vejo a correria que um juiz enfrenta e ele tendo esse mérito para reservar o tempo dele e estar com os alunos, isso é maravilhoso”, comentou.

Para a administradora da Biblioteca Francisco Meirelles, Lucileyde Feitosa, a participação do presidente da Ameron surpreendeu pela habilidade em que o magistrado conseguiu prender a atenção dos alunos. “Ficamos muito honrado com a presença de um juiz aqui para falar com o povo e com a linguagem da juventude. Isso significa que ele é um juiz sensível que acredita nas pessoas e vem somar com elas. O Juiz Francisco Borges compartilhou as dificuldades que enfrentou na sua vida e mostrou o passo a passo do estudo que exige muita dedicação, planejamento e foco. Além disso é necessário renunciar muitas coisas para alcançar o teu objetivo”, avalia.

Sorteio

Ao chegarem no auditório, cada aluno recebeu uma senha que permitiu a participação de todos para o sorteio do livro “A Luta pelo Direito”, uma das obras básicas do jurista alemão Rudolf Von Ihering onde expõe novas idéias sobre a Ciência do Direito e o papel desenvolvido na sociedade. O livro é uma das leituras mais requisitadas nos cursos de Direito pelas faculdades brasileiras. A estudante Laura Laise de 16 anos foi a sorteada com o livro concedido pelo presidente da Ameron. “Achei muito bom ter ganhado esse livro, uma vez que pretendo cursar Direito e quando ingressar na faculdade já vou ter lido, caso o professor solicite a leitura dele. Vai servir para eu ter mais esse conhecimento”, comemora.

Pres da Ameron participa do projeto Tarde de Diálogos - Gente de Opinião
 

Tarde de Diálogos

Essa é a quarta edição do projeto Tarde de Diálogos que foi criado há dois anos pela direção da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles e tem como objetivo levar um convidado que atua em diversas áreas e a proposta é tirar uma tarde inteira para conversar com estudantes de escolas públicas sobre a experiência vivida na área de atuação. A administradora da biblioteca explica quais são os requisitos para participar do programa. “ Essas pessoas tem que ter caráter e boa procedência para serem exemplos à essa nova geração futura que vem buscar alcançar seu sucesso profissional. Já tivemos a participação de outras personalidades como escritores, pesquisadores, professores que contribuíram e somaram com esses estudantes”, justifica Lucileyde Feitosa.

Fonte: Daiana

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)