Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura vai reorganizar eventos no Mercado Cultural


A prefeitura de Porto Velho, através da fundação cultural Iaripuna, realizou na terça-feira (24), uma reunião com os produtores culturais de eventos previstos para acontecerem nas dependências do Mercado Cultural. Conforme a presidente em exercício do órgão, Berenice Simão, cinco novos projetos foram apresentados e há uma necessidade de reorganização para que os espetáculos alcancem seus objetivos.

Berenice explicou que todos os projetos apresentados são de qualidade e merecem uma atenção especial. Ela orientou os produtores a buscarem novas parcerias com o governo do estado e entidades privadas em busca de meios para ajudar a subsidiar os eventos. “Os custos maiores ficam por conta da iluminação e sonorização. Devido à grande quantidade de projetos, a fundação não dispõe de recursos suficientes para atender a todos”, comentou.

Os produtores também foram orientados a manter suas entidades culturais regularizadas, pois desta forma, segundo Berenice, poderão concorrer nos editais de fomento do Ministério da Cultura e ainda buscar recursos na iniciativa privada que possam ser amparados pela Lei Rouanet. Os artistas apoiaram a iniciativa e se comprometeram a procurar outras fontes de apoio. A fundação Iaripuna também propôs aos proprietários dos bares que funcionam no Mercado Cultural a darem sua parcela de contribuição para com os eventos e aguarda resposta.

Na próxima semana haverá nova reunião com os produtores culturais com vistas à elaboração de novas propostas. Segundo Berenice Simão, a fundação Iaripuna não tem como arcar com todos os custos, mas vai continuar contribuindo financeiramente, dentro de suas possibilidades e cedendo o espaço para que os artistas possam realizar seus eventos. Ela fez questão de enfatizar que a administração do prefeito Roberto Sobrinho procura incentivar e valorizar todas as manifestações culturais, mas os recursos não são suficientes.

Os novos projetos apresentados são para a realização de espetáculos musicais, teatrais, danças e poesias. Na avaliação de Berenice, todos são relevantes e merecem o apoio. Com isso, “o artista é valorizado e o público tem a oportunidade de prestigiar eventos de qualidade”.

Fonte: Augusto José 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)