Segunda-feira, 18 de maio de 2015 - 17h28
A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), por meio de seu presidente, Marcos Nobre, deu ordem de serviço para a recuperação de quatro importantes monumentos da cidade. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Funcultural.
Segundo Nobre, com a destinação de recursos na ordem de 97 mil reais, providos da própria Funcultural, a Prefeitura sinaliza oinício de uma série de investimentos no sentido de garantir a preservação da memória histórico-cultural do município. “Inicialmente, estamos promovendo a restauração de quatro monumentos. O Painel dos Pioneiros, que há mais de dez anos está sucateado e colocado embaixo de entulhos num depósito da Semad, o Painel dos Imigrantes, que fica na Sete de Setembro à frente dos Correios, o Monumento do Indígena, que fica na BR 364 na entrada para o Bairro Ulisses Guimarães, e o monumento O Abraço, que ficava na Avenida Lauro Sodré com Avenida Imigrantes, mas que precisou ser retirado por conta da necessidade de se instalar um semáforo no local. Essas ações são o início da implementação de um programa de recuperação e preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural do município, como jamais se viu antes em Porto Velho”, disse o presidente.
A restauração durará de três a quatro meses, devendo, após isso, serem fixadas as peças em espaços que serão escolhidos pela sociedade. “No decorrer deste ano vamos dar continuidade aos trabalhos. Nossa principal meta é conseguirmos restaurar o acervo histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Será um trabalho de grande complexidade e custo, pois não dispomos de técnicos aqui para a realização desses serviços, por isso será preciso pensar de que forma poderemos conduzir essa restauração, mas ela virá no conjunto das ações”, enfatizou Marcos Nobre.
O artista contratado para realizar as restaurações é Júlio Carvalho, autor de três peças entre as que passarão por reformas. “Vamos começar imediatamente os trabalhos. Algumas peças serão abertas para verificar as condições das estruturas. Depois, será refeita a composição de superfície, a recuperação da pintura e da parte de fundação. No caso do Painel do Indígena, a peça requer uma reforma na pintura, já o Painel dos Imigrantes, que fica na Praça Marechal Rondon, ele requer que seja feito um tratamento à base de escovações e que seja inteiramente refeita toda a pintura. O Painel dos Pioneiros está muito danificado e a restauração vai demandar mais tempo. A obra é toda feita em concreto, sendo quatro módulos com o peso de nove toneladas cada, estando todos muito danificados”, informou Carvalho.
O presidente da Funcultural destacou que desde sua infância admirava os monumentos da cidade. “Sempre gostei muito de ver o Painel dos Pioneiros junto àquele grande relógio no Trevo do Roque. O relógio desapareceu. Já designamos uma equipe técnica para procurar saber o paradeiro dessa peça, mas até agora nada conseguimos. Mas é com grande satisfação que estamos dando essa ordem de serviço para a recuperação dessas peças, após isso, consultaremos a sociedade para sabermos onde deveremos reinstalá-las”, finalizou o presidente.
Fonte: Renato Menghi
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P