Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de P.Velho abre inscrição para bolsas de estudo em faculdades particulares



A prefeitura de Porto Velho abriu nesta quinta-feira (5/8) as inscrições para bolsas de estudo integrais de cursos universitários em faculdades particulares de Porto Velho. As bolsas fazem parte do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, que oferece isenção fiscal para as faculdades parceiras. “O Programa é uma parceria da prefeitura com o setor privado que incentiva a inclusão social e incentiva a formação de mão de obra especializada necessária para que a população se beneficie com as oportunidades de trabalho que estão surgindo no município”, segundo o prefeito Roberto Sobrinho.
As bolsas de estudo da Faculdade da Prefeitura são destinadas a pessoas com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e que não tenham diploma de curso universitário. O candidato deve estar residindo há pelo menos três anos no município. Para a seleção será avaliada a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Com este critério de avaliação, a prefeitura beneficia o esforço pessoal de cada um”, afirmou Sobrinho.

Todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos podem ser obtidas no site www.portovelho.ro.gov.br, no link Faculdade da Prefeitura. Nesta primeira etapa do programa são oferecidas vagas nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Fonoaudióloga, Odontologia e Hotelaria.

O Programa Universidade para Todos oferece isenção de 3% da alíquota de 5% referente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Já aderiram ao Programa as faculdades São Lucas, Uniron e Faculdade de Porto Velho. As negociações com a Faro estão avançadas e outras faculdade também deverão ser incluídas no Programa. “Queremos oferecer cerca de 500 bolsas em 2011”, informou Roberto Sobrinho.

Inclusão social

Para o diretor da Uniron Mario Schwaab a Faculdade da Prefeitura incentiva a inclusão social de forma perene e possibilita que o rápido retorno dos impostos para os contribuintes. Para ele, trata-se de uma medida “inteligente” tomada pela prefeitura, “porque dá acesso ao ensino superior para pessoas com menor poder aquisitivo de forma mais rápida do que se a prefeitura fosse criar sua própria faculdade”.

Representando a Câmara dos Vereadores na ocasião, a vereadora Elis Regina lembrou a importância de oferecer uma oportunidade de educação para filhos de famílias carentes. “Com certeza estamos melhorando a qualidade de vida de um grande número de famílias de Porto Velho”, disse ela.

Fonte: Ana Aranda
 


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio