Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de P.Velho abre inscrição para bolsas de estudo em faculdades particulares



A prefeitura de Porto Velho abriu nesta quinta-feira (5/8) as inscrições para bolsas de estudo integrais de cursos universitários em faculdades particulares de Porto Velho. As bolsas fazem parte do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, que oferece isenção fiscal para as faculdades parceiras. “O Programa é uma parceria da prefeitura com o setor privado que incentiva a inclusão social e incentiva a formação de mão de obra especializada necessária para que a população se beneficie com as oportunidades de trabalho que estão surgindo no município”, segundo o prefeito Roberto Sobrinho.
As bolsas de estudo da Faculdade da Prefeitura são destinadas a pessoas com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e que não tenham diploma de curso universitário. O candidato deve estar residindo há pelo menos três anos no município. Para a seleção será avaliada a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Com este critério de avaliação, a prefeitura beneficia o esforço pessoal de cada um”, afirmou Sobrinho.

Todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos podem ser obtidas no site www.portovelho.ro.gov.br, no link Faculdade da Prefeitura. Nesta primeira etapa do programa são oferecidas vagas nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Fonoaudióloga, Odontologia e Hotelaria.

O Programa Universidade para Todos oferece isenção de 3% da alíquota de 5% referente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Já aderiram ao Programa as faculdades São Lucas, Uniron e Faculdade de Porto Velho. As negociações com a Faro estão avançadas e outras faculdade também deverão ser incluídas no Programa. “Queremos oferecer cerca de 500 bolsas em 2011”, informou Roberto Sobrinho.

Inclusão social

Para o diretor da Uniron Mario Schwaab a Faculdade da Prefeitura incentiva a inclusão social de forma perene e possibilita que o rápido retorno dos impostos para os contribuintes. Para ele, trata-se de uma medida “inteligente” tomada pela prefeitura, “porque dá acesso ao ensino superior para pessoas com menor poder aquisitivo de forma mais rápida do que se a prefeitura fosse criar sua própria faculdade”.

Representando a Câmara dos Vereadores na ocasião, a vereadora Elis Regina lembrou a importância de oferecer uma oportunidade de educação para filhos de famílias carentes. “Com certeza estamos melhorando a qualidade de vida de um grande número de famílias de Porto Velho”, disse ela.

Fonte: Ana Aranda
 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação espec

Terceira exposição fotográfica  “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Gu

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Com o objetivo difundir as artes no contexto escolar, proporcionando o intercâmbio entre alunos e artistas indígenas da Rede Pública Estadual de Ens

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)