Quinta-feira, 5 de agosto de 2010 - 13h35
A prefeitura de Porto Velho abriu nesta quinta-feira (5/8) as inscrições para bolsas de estudo integrais de cursos universitários em faculdades particulares de Porto Velho. As bolsas fazem parte do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, que oferece isenção fiscal para as faculdades parceiras. “O Programa é uma parceria da prefeitura com o setor privado que incentiva a inclusão social e incentiva a formação de mão de obra especializada necessária para que a população se beneficie com as oportunidades de trabalho que estão surgindo no município”, segundo o prefeito Roberto Sobrinho.
As bolsas de estudo da Faculdade da Prefeitura são destinadas a pessoas com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e que não tenham diploma de curso universitário. O candidato deve estar residindo há pelo menos três anos no município. Para a seleção será avaliada a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Com este critério de avaliação, a prefeitura beneficia o esforço pessoal de cada um”, afirmou Sobrinho.
Todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos podem ser obtidas no site www.portovelho.ro.gov.br, no link Faculdade da Prefeitura. Nesta primeira etapa do programa são oferecidas vagas nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Fonoaudióloga, Odontologia e Hotelaria.
O Programa Universidade para Todos oferece isenção de 3% da alíquota de 5% referente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Já aderiram ao Programa as faculdades São Lucas, Uniron e Faculdade de Porto Velho. As negociações com a Faro estão avançadas e outras faculdade também deverão ser incluídas no Programa. “Queremos oferecer cerca de 500 bolsas em 2011”, informou Roberto Sobrinho.
Inclusão social
Para o diretor da Uniron Mario Schwaab a Faculdade da Prefeitura incentiva a inclusão social de forma perene e possibilita que o rápido retorno dos impostos para os contribuintes. Para ele, trata-se de uma medida “inteligente” tomada pela prefeitura, “porque dá acesso ao ensino superior para pessoas com menor poder aquisitivo de forma mais rápida do que se a prefeitura fosse criar sua própria faculdade”.
Representando a Câmara dos Vereadores na ocasião, a vereadora Elis Regina lembrou a importância de oferecer uma oportunidade de educação para filhos de famílias carentes. “Com certeza estamos melhorando a qualidade de vida de um grande número de famílias de Porto Velho”, disse ela.
Fonte: Ana Aranda
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p