Quinta-feira, 5 de agosto de 2010 - 13h35
A prefeitura de Porto Velho abriu nesta quinta-feira (5/8) as inscrições para bolsas de estudo integrais de cursos universitários em faculdades particulares de Porto Velho. As bolsas fazem parte do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, que oferece isenção fiscal para as faculdades parceiras. “O Programa é uma parceria da prefeitura com o setor privado que incentiva a inclusão social e incentiva a formação de mão de obra especializada necessária para que a população se beneficie com as oportunidades de trabalho que estão surgindo no município”, segundo o prefeito Roberto Sobrinho.
As bolsas de estudo da Faculdade da Prefeitura são destinadas a pessoas com renda familiar per capta de até 2 salários mínimos, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e que não tenham diploma de curso universitário. O candidato deve estar residindo há pelo menos três anos no município. Para a seleção será avaliada a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Com este critério de avaliação, a prefeitura beneficia o esforço pessoal de cada um”, afirmou Sobrinho.
Todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos podem ser obtidas no site www.portovelho.ro.gov.br, no link Faculdade da Prefeitura. Nesta primeira etapa do programa são oferecidas vagas nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Fonoaudióloga, Odontologia e Hotelaria.
O Programa Universidade para Todos oferece isenção de 3% da alíquota de 5% referente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Já aderiram ao Programa as faculdades São Lucas, Uniron e Faculdade de Porto Velho. As negociações com a Faro estão avançadas e outras faculdade também deverão ser incluídas no Programa. “Queremos oferecer cerca de 500 bolsas em 2011”, informou Roberto Sobrinho.
Inclusão social
Para o diretor da Uniron Mario Schwaab a Faculdade da Prefeitura incentiva a inclusão social de forma perene e possibilita que o rápido retorno dos impostos para os contribuintes. Para ele, trata-se de uma medida “inteligente” tomada pela prefeitura, “porque dá acesso ao ensino superior para pessoas com menor poder aquisitivo de forma mais rápida do que se a prefeitura fosse criar sua própria faculdade”.
Representando a Câmara dos Vereadores na ocasião, a vereadora Elis Regina lembrou a importância de oferecer uma oportunidade de educação para filhos de famílias carentes. “Com certeza estamos melhorando a qualidade de vida de um grande número de famílias de Porto Velho”, disse ela.
Fonte: Ana Aranda
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P