Terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 07h25
Dentro da temática “Meio ambiente é tudo. E você, não vai fazer nada?”, a 9ª edição do Festcineamazônia® - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental, fará o lançamento do longa-metragem “O veneno nosso de cada dia”, dirigido pela francesa Marie-Monique Robin. O Festival será realizado em Porto Velho (RO), de 15 a 19 de novembro, contando pelo segundo ano consecutivo com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Fututo.
O roteiro do filme desenvolve na tentativa de desvendar como são calculados os valores de IDA - Ingestão Diária Aceitável para diversos produtos como agrotóxicos, resíduos de plásticos e o aspartame. A IDA é um valor numérico que determina a quantidade que se pode consumir de substâncias durante todos os dias.
A diretora Marie-Monique mostra no filme que as medidas apresentadas pelas indústrias não são seguras. Os produtos são aprovados para venda a partir de estudos científicos encomendados e pagos pelas empresas, contando com a ajuda de diretores de agências reguladoras que manipulam os resultados e os laudos.
O filme é polêmico e abre discussões sobre os riscos de envenenamento da população com produtos contaminados, afetando a saúde e gerando alto índices de doenças e mortes.
O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAv, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia através da SECEL.
Fonte: Solano
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)