Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Pesquisador do Instituto Butantan ministra palestra na São Lucas



Um grupo de pesquisadores do Instituto Butantan, com sede em São Paulo (SP), formado pelos Doutores Pedro Ismael da Silva Junior, Rogério Bertani e Rosana Martins, chega a Porto Velho nesta quarta-feira, dia 23, devendo permanecer na Capital até o dia 3 de agosto. A vinda dos pesquisadores é resultado de parceria firmada entre o Instituto Butantan, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5) da Universidade de São Paulo (USP), com sede em Monte Negro, cidade do interior rondoniense, e a Faculdade São Lucas, de Porto Velho. O pesquisador Pedro Ismael vai ministrar uma palestra, no auditório da São Lucas, para acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Instituição.

Especialistas em aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos e a composição de seus venenos), o grupo de pesquisadores do Instituto Butantan vem coletar animais dessas espécies que serão utilizados na produção de soro e em pesquisas científicas. Segundo o professor Flávio Terassini, pesquisador da USP (Monte Negro) e da São Lucas (Porto Velho), a coleta será realizada em áreas dentro do município de Porto Velho, com a devida autorização do Ibama. “O grupo está entre os maiores especialistas da área no Brasil, com diversas descobertas e contribuições para o meio científico”, destacou Terassini. 

Fundado em 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Butantan mantém três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e um parque belíssimo.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um