Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 - 05h02
Rondônia, além de sua exuberância natural, tem como importante riqueza o seu povo, trabalhador, dedicado e destemido. Assim, com alegria, começamos a ver nossos pioneiros abrindo caminhos pelo mundo, compartilhando nossa cultura, nossa história e divulgando a ciência produzida na Amazônia.
Exemplo disso é o Prof. Josenir Lopes Dettoni, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia, que recentemente foi aceito para realizar um estágio doutoral na Universidade de Oxford, na Inglaterra, considerada topo acadêmico da Europa e uma das mais conceituadas do planeta. Na área da Filosofia, Oxford é reconhecida como a segunda do mundo e a melhor da Europa, estando à frente, por exemplo, da internacionalmente renomada Universidade de Harvard.
Com pouco mais de dois meses de estada em terras europeias, o Prof. Josenir Dettoni já foi recebido por celebridades mundiais no campo filosófico. “De fato, pude conversar com pensadores como Peter Singer, Roger Crisp e Marianne Talbot”, relata o professor da UNIR.
Além de estar se dedicando à confecção de sua Tese, Josenir Dettoni tem participado de cursos e eventos promovidos pela Universidade de Oxford e acaba de se tornar membro da Oxford Philosophical Society. Como diz Dettoni, “É uma honra participar dessa Sociedade e com pesquisadores renomados, isso mostra o nosso esforço para consolidação de uma formação científica de alto nível, construir diálogos, estreitar intercâmbio entre Oxford e o Estado de Rondônia para futuras alianças interinstitucionais”.
Filósofo e Psicólogo, Josenir Dettoni, 37 anos, é Especialista em Educação Superior, Mestre em Ciências da Saúde pela UNB e, agora, doutorando em Ética pela UNISINOS, no Rio Grande do Sul. Bolsista da CAPES, sua pesquisa atual está voltada para a discussão teórica em Ética Ambiental. “Meu campo de interesse filosófico e atuação é vasto, cobrindo áreas como Ética, Filosofia Política, Direitos Humanos, Saúde, Educação e Cultura”, revela com orgulho Josenir essa oportunidade concedida pelo governo federal de investir na formação de excelência no exterior.
Com família residindo em nosso Estado há mais de 30 anos, ele já foi aluno dos colégios Anísio Teixeira, em Ariquemes, e Pitágoras e Carmela Dutra, em Porto Velho. Por isso, afirma: “Quero servir de incentivo aos alunos de Rondônia; mostrar que, com estudo, dedicação e trabalho, podemos atingir nossos sonhos, mesmo os mais elevados”.
O fato de um pesquisador de Rondônia ser aceito em um ambiente acadêmico de renome mundial engrandece nosso Estado e serve para estimular a discussão social e filosófica em nossa Região. “Penso que ter podido alcançar essa alegria de estar participando de um alto nível de discussão mundial em minha área me torna mais responsável no sentido de buscar e oferecer respostas para os problemas do meu povo e da minha terra” finalizou Dettoni.
Fonte: Lucileyde
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P