Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Memorial Jorge Teixeira é reinaugurado em Porto Velho


 PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Memorial Jorge Teixeira é reinaugurado em Porto Velho - Gente de Opinião

Depois de quatro meses em reforma foi reinaugurada na manhã desta terça-feira (07/04) a sede do Memorial Jorge Teixeira, em Porto Velho. A recuperação da estrutura do imóvel e do seu acervo histórico só foi viabilizada graças a parceria entre a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – FECOMÉRCIO/RO, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a TV Rondônia, que juntas entenderam a importância de se resgatar a história de um dos mais célebres personagens do exército e da política rondoniense.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, o general André Luis Novaes Miranda (17ª Brigada), o diretor-geral da TV Rondônia Antônio Campanari, o chefe da Casa Civil Emerson Castro, o juiz Federal Dimis da Costa Braga, o grão mestre da loja Maçônica Juscelino Amaral, e os historiadores Yêdda Pinheiro Borzacov, Marco Antônio Domingues Teixeira e Aleks Palitot.

Após a apresentação da Banda do Exército e da regência dos hinos do Brasil e de Rondônia, a solenidade teve início com a historiadora Yêdda Borzacov destacando o belíssimo trabalho realizado pelas entidades que promoveram a reforma do Memorial. Citando trechos do seu livro "Porto Velho – 100 anos de história", ela se emocionou ao falar do legado e do caráter do primeiro governador do Estado de Rondônia. “Jorge Teixeira foi um homem íntegro, de coração bom e justo, que liderou homens no Exército e que na política soube administrar como poucos, que merece ser lembrado sempre como um exemplo pelo povo rondoniense”.

Na solenidade a historiadora presenteou o general André Novaes com a medalha Jorge Teixeira, destinada a homenagear personalidades que atuam na valorização do resgate da história rondoniense. Além dele já haviam recebido a mesma homenagem Raniery Coelho (Fecomércio) e Antônio Campanari (TV Rondônia).

REFORMA

O Memorial trata-se de um casarão, localizado na rua José do Patrocínio, 501, no bairro Caiary, que foi residência oficial do 1º governador de Rondônia, o coronel do exército Jorge Teixeira de Oliveira. O imóvel, desocupado na década de 80, se encontrava em precárias condições, infestado de cupins e com problemas de infiltração de água, problemas esses que colocavam em risco todo o acervo histórico ali em exposição. Na reforma foram recuperadas paredes, fachadas, assoalhos e teto, sem, contudo, modificar o padrão arquitetônico da residência. Os jardins de inverno e o externo foram revitalizados com a substituição de telhas e madeiras e novas plantas. A varanda, com vista para o rio Madeira, recebeu uma nova roupagem. Portas e rede hidráulica foram também recuperadas.

PARCERIAS

Para o presidente da Fecomércio/RO o resgate de todo acervo histórico do Estado de Rondônia, em especial o legado do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, tem que ser um trabalho constante, um exercício contínuo de cidadania e de patriotismo. “Não podemos pensar no amanhã sem lembrar da história e do legado deixado por pessoas que lutaram incansavelmente pelo nosso Estado, como foi a vida do saudoso ex-governador Jorge Teixeira”, destacou, observando que a Fecomércio/RO foi parceira neste projeto e continuará sendo em vários outros que tiver como objetivo o resgate da “nossa história e cultura”.

O diretor-geral da TV Rondônia, Antônio Campanari, também enalteceu a trajetória de vida do ex-governador e disse que a emissora (afiliada Globo) sempre contribuirá de forma ativa no resgate da história do Estado. “Jorge Teixeira deixou um legado e nós temos que dar continuidade a ele, trabalhando para o desenvolvimento do Estado e respeitando suas memórias”.

JORGE TEIXEIRA

Jorge Teixeira de Oliveira nasceu no Rio Grande do Sul, mas foi criado e educado no Rio de Janeiro e teve sua trajetória militar e política na Amazônia. Cursou a Academia militar das Agulhas Negras em Resende-RJ, formando-se em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1965 foi nomeado como Instrutor Chefe do curso de Guerra na Selva do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) em Manaus-AM. Foi no comando do Colégio Militar que Jorge Teixeira passou da esfera militar para a política, quando em 1975 foi nomeado prefeito de Manaus (AM), sendo logo exonerado do cargo em 10 de abril de 1979 para ser nomeado governador do Território Federal de Rondônia pelo presidente João Batista Figueiredo.

É neste período de transição que Teixeira com os recursos federais transformou Rondônia em Estado em 1981, por intermédio do presidente Figueiredo, administrando e estruturando em tão pouco tempo o que em muitos anos antes tentaram e não conseguiram. Teixeira permaneceu no cargo até o dia 14 de maio de 1985. Sendo, portanto o ultimo governador do Território e o primeiro governador do Estado de Rondônia.

MEMORIAL

Antes de ser um museu, a casa 501 da Rua José do Patrocínio funcionou como residência oficial dos governadores e suas famílias. Por lá passaram Humberto da Silva Guedes, que governou o Território Federal de Rondônia de maio de 1975 a abril de 1979; depois foi a vez do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, cujo primeiro mandato foi de abril de 1979 a janeiro de 1982, no comando do Território e depois de janeiro de 1982 a maio de 1985, quando governou o recém criado Estado de Rondônia. Depois de “Teixeirão”, foi a vez de Ângelo Angelim (maio de 1985 a março de 1987), cujo governo foi chamado de mandato tampão para cobrir a transição entre o último governador nomeado e  o primeiro eleito em 1986 e empossado em março de 1987. Mas Jerônimo Santana já não morou na residência oficial. Por motivos pessoais preferiu uma casa particular. Em 2000, a casa foi doada para funcionamento do Memorial, que já existia desde 1993, pelo então governador José Bianco, através da Lei nº 936, de 13/12/2000.

Fonte: Ascom / Fecomércio

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio