Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Participante do DOCTV de RO recebe orientação em Brasília



Autor do projeto “Garimpo do Bom Presente”, Alex Correia Badra, vencedor do Concurso Estadual de Rondônia do Programa DOCTV IV participou em Brasília, de 9 a 15 de setembro, da Oficina para Desenvolvimento de Projetos.  A oficina contou com a participação de cinco expoentes da produção e pensamento audiovisual: Jean-Claude Bernardet, Eduardo Escorel, Felipe Lacerda, Cristiana Grumbach e Cezar Migliorin. Badra vai retornar ao Distrito Federal no dia 28 próximo, juntamente com o produtor do documentário, para outra oficina, desta vez sobre desenho de projetos.

Para Badra, estes encontros estão contribuindo para que ele conheça melhor os objetivos do programa e também para fazer um intercâmbio com os outros  35 autores de projetos de documentário selecionados nos estados. “Para mim está sendo fundamental  estes contatos. Recebi muitas sugestões válidas, que estão ajudando a me orientar melhor no trabalho que estou realizando”. Badra conta que está em constante comunicação com os organizadores do concurso, com contatos por telefone ou pela Internet.

O documentário “Garimpo do Bom Futuro” enfoca o cotidiano dos moradores de uma pequena vila formada no garimpo, que já foi considerada como uma das maiores minas de cassiterita do mundo e hoje conta com uma pequena produção. A população é flutuante. Há oito meses, viviam no local cinco mil pessoas. A vila fica a 40 quilômetros da cidade de Ariquemes, que serve de apoio aos moradores, para socorro médico, compras e outras demandas.
No documentário, Badra pretende mostrar o lado social da comunidade. “Estou dividindo os moradores em dois grupos. Aqueles que pensam no futuro e incentivam os filhos a estudar e outros que preferem os filhos, mesmo as crianças, trabalhando no garimpo”, explica ele.

Programa

O Programa DOCTV é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, da TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação e da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas. Porto Velho é o único estado em que o programa está sendo desenvolvido pela administração municipal, no caso a Fundação Cultural Iaripuna, que está colaborando com uma contrapartida de R$ 30 mil para a edição estadual do DOCTV IV.

Os documentários das Carteiras DOCTV são resultado de um amplo processo composto por diferentes ações de formação que derivam da inédita aproximação de uma sistemática de co-produção ao debate estético do documentário. No DOCTV II, III e IV foram realizadas 67 Oficinas para Formatação de Projetos, ministradas por documentaristas e pesquisadores e com a participação de mais de 2.000 realizadores de todo Brasil. Nas edições II e III, também, foram realizadas duas Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, ministradas pelos cineastas Geraldo Sarno, Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Jorge Bodanzky, Giba Assis Brasil, Cristiana Grumbach, Ruy Guerra e Joel Pizzini.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um