Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

País precisa produzir mais filmes infantis, diz Ziraldo


Luciana Lima
Agência Brasil


Brasília – O Brasil precisa ter uma política bem definida de apoio à cultura, disse hoje (1º) o cartunista Ziraldo, durante palestra no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele elogiou as políticas de incentivo desenvolvidas por outros países, que se refletem não só na qualidade das produções como também na formação de público. "Os chineses não querem ler. Eles querem é ver." Ziraldo se queixou ainda da falta de filmes infantis nesta nova fase do cinema brasileiro.

Artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, dramaturgo e jornalista, Ziraldo foi o primeiro cartunista brasileiro a ter uma revista em quadrinhos só dele, A Turma do Pererê. Foi a primeira revista infantil totalmente colorida editada no Brasil.

Ziraldo já teve dois de seus livros adaptados para o cinema. O primeiro, O Menino Maluquinho, rendeu os filmes Menino Maluquinho – O Filme, dirigido por Helvécio Ratton, e Menino Maluquinho 2 – A Aventura, dirigido Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto.

O 44º Festival de Brasília incluiu na programação a adaptação do segundo livro de Ziraldo, Uma Professora Muito Maluquinha. O filme foi produzido entre 2009 e 2011 e tem a direção de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada  em Zurique  na Suíça

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada em Zurique na Suíça

Mulheres que Mudaram o Destino é uma Antologia Internacional que reúne 60 coautoras de diferentes países com o propósito de dar voz a histórias reais

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)