Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Opinião: Eletronorte financia projetos de Brasília e Rio de Janeiro, onde fica o NORTE?



*Carlos Levy

É a pluralidade dos projetos que depois de meses, o Norte do País não é credenciado com projetos que não foram chancelados pela comissão de seleção e diretores avalizadores de editais das Estatais brasileiras. O Ministério da Cultura teve vedações de apoio a eventos nesse ano em função de demandas de projetos que foram realizados e não apresentaram suas prestações de contas na pasta do Turismo e Cultura, e por isso, o Governo Federal meteu a caneta ao apoio das duas pastas para eventos no ano de 2011.

Mas, convenhamos, uma empresa de porte como a Eletrobrás em não distribuir e descentralizar os projetos dos grandes centros produtores é simplesmente, dizer que o Norte do País é o Nordeste. Por exemplo, Furnas/Eletronorte concedeu para o projeto: A Borralheira, uma Opereta Brasileira - V. Marcatto Dantas Produções Artísticas R$ 379.199,00. Outro exemplo: Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília 2011 - Cena Promoções Culturais Ltda. R$ 200.000,00 Eletronorte.

Haja paciência em esperar que venham prestigiar as ações culturais aqui na Região Norte, isso porque o nosso projeto foi aprovado via Rouanet, designado pelo próprio Ministério da Cultura como evento de porte médio. E, a Estatal do Norte do País da Eletrobrás que atua na região e arrecada impostos, simplesmente estar financiando projetos de Brasília e Rio de Janeiro, não tirando o mérito dos projetos selecionados, mais fica aqui o nosso protesto e alerta aos produtores culturais que participaram desse Edital/2011 e outros que virão.

Para finalizar, iremos continuar lutando por recursos e investimentos culturais para nossa região Norte, seja nos editais , seja nos Ministérios da Cultura e Turismo através de nossa bancada federal, seja nas escalas estadual, municipal e privada.

Fonte: Presidente da Associação Curta Amazônia e membro da ABD/RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)