Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

OAB: Avaliação do MEC deve servir de reflexão


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil vê com preocupação a classificação do Ministério da Educação na avaliação dos cursos jurídicos instalados em Rondônia. Ao comentar a nota do MEC avaliando três cursos de Direito em Rondônia, o presidente da Seccional da OAB, advogado Hélio Vieira, afirma que o resultado deve servir como reflexão para essas faculdades.

Hélio assegura, no entanto, que não vê motivo para se fazer tempestade em copo d’água. “A OAB opina ao MEC sobre a abertura de novos cursos e agora está indo mais além: estamos fazendo um acompanhamento dos cursos, verificando as condições oferecidas pelas faculdades, como biblioteca, laboratórios, quantidade e titulação dos professores, entre outros quesitos”, afirma o presidente da Ordem, lembrando que, no caso específico de Rondônia, algumas faculdades têm tido boa média de aprovação no Exame da Ordem.

O presidente da OAB Rondônia adverte, entretanto, para a necessidade das faculdades fazerem uma reavaliação de seus métodos e conceitos. Hélio faz um paralelo entre o resultado da avaliação da Universidade Federal de Rondônia e das faculdades particulares, lembrando que a Unir tem conseguido boa pontuação na avaliação do MEC e pode servir de modelo para os outros cursos de Direito.

Exame de Ordem

Ratificando a importância do Exame de Ordem como seleção dos bacharéis que desejam exercer a advocacia, o presidente da OAB defende sua aplicação como forma de atender a exigência da sociedade por profissionais de qualidade atestada. “O resultado divulgado pelo MEC, no meu ponto de vista, só reforça a importância do Exame de Ordem como mecanismo capaz de aferir a qualidade dos profissionais que a OAB oferece a sociedade”, observa Hélio Vieira.

O presidente da OAB destaca ainda que em Rondônia a Ordem mantém programação de permanente contato com os coordenadores de cursos e diretores das faculdades buscando os meios necessários para garantir a boa formação dos futuros bacharéis.

Fonte: OAB-RO


Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)