Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O Menino Maluquinho no teatro 1 do Sesc



O espetáculo está marcado para começar as 16h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada

O festival de teatro Palco Giratório promovido pelo Sesc/RO em Porto Velho prossegue com a apresentação as 16h00 desta terça feira dia 7, da peça infantil “O Menino Maluquinho” uma adaptação do grupo “Voar Teatro de Bonecos” do Distrito Federal.

O coordenador de cultura do Sesc Fabiano Tertuliano informa que o espetáculo vai começar impreterivelmente as 16h00 e que o teatro será aberto as 15h45. “Lembro que domingo passado 5, quando da exibição da peça ‘Meninos Verdes de Cora Coralina’, o teatro 1 ficou literalmente super lotado e os que chegaram após a hora marcada, não conseguiram entrar por falta de espaço”.

Menino Maluqinho -A adaptação feita por Marco Augusto mostra um contador de história que se vê envolvido com as brincadeiras do

menino, que foge do livro deixando as páginas em branco. A partir daí, se estabelece uma relação de procura do personagem para devolvê-lo ao livro, criando o conflito imprescindível à encenação. Enquanto isso o menino interage com seus amigos e com o contador de histórias.

A grande motivação para esta montagem é a obra de Ziraldo, um dos autores Brasileiros mais lidos pelas crianças. Levar O Menino Maluquinho para o palco é reforçar a relação livro e dramaturgia, uma parceria que muito contribuiu com o teatro mundial. O estilo literário de Ziraldo aliado ao seu traço de cartunista é rico em detalhes imaginativos e estética minimalista, criando várias possibilidades de animação com bonecos permitindo compor um espetáculo de beleza e conteúdo literário, com cenas ricas em poesia visual, relacionadas com a experiência da infância onde impera o lúdico.

A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo. As situações do livro são transportadas para o palco através dos bonecos e das possibilidades de encenação e exploração da caixa cênica, utilizando várias técnicas de manipulação que permitem criar cenas fantásticas e elementos mágicos.

A concepção do espetáculo busca retratar a infância no seu sentido mais amplo; o exercício de imaginação, da pureza e da simplicidade, assim como no livro, onde o autor usa ternura para narrar meninices, molecagens, brincadeiras, esperteza, curiosidade e sonhos. O Menino Maluquinho traz a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.

A proposta da montagem é criar um espetáculo belo e rico em poesia com muito humor e ternura, totalmente identificado com o a proposta de Ziraldo que fala às crianças de maneira simples e direta.

 

Ficha Técnica

História original: Ziraldo

Direção e adaptação: Marco Augusto

Menino Maluquinho: Alessandra Barros

Bocão: Marco Augusto

Contador de Histórias: Lúcia Corrêa

Junin: Marco Augusto

Iluminação: Gilderlei Menezes

Trilha sonora: Wesley Barbosa

Confecção de bonecos e cenário: O grupo

Desenhos e computação gráfica: Paulo Pietro

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)