Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Noite de música clássica lota Teatro Dominguinhos


Noite de música clássica lota Teatro Dominguinhos - Gente de Opinião

Uma noite de música clássica tocada de maneira extraordinária foi o Concerto da Orquestra Jovem Sonho Meu, da Fundação Ji-Cred/CDL, realizado ontem (19.09..13), no Teatro Dominguinhos, sob a regência do maestro Rafael Fontinele, e participação especial do violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini. O concerto também marcou a abertura oficial da Semana da Primavera de Música da Fundação Cultural de Ji-Paraná.

As crianças e adolescentes, participantes da Orquestra Jovem, entoaram obras de grandes mestres da música como Paganini, Beethoven e Vivaldi.  Além de tocarem em grupo, tiveram apresentações individuais, e a participação do Coral Tradição, que encantaram o público presente. 

O primeiro-secretário da Fundação Ji-Cred/CDL, Milton Crevelaro, parabenizou os musicitas e mostrou que a Fundação Ji-Cred/CDL veio para ficar e ser um divisor de águas na vida de crianças e adolescentes, que antes não tinham perspectiva de vida e passaram a ter autonomia de pensamento para exercer ativamente seu papel de cidadãos corresponsáveis pela criação e manutenção da sociedade em que vivem.

Rafael Fontinele afirmou que o principal intuito de treinar pessoas e criar eventos como o Concerto da Orquestra Jovem Sonho Meu é de formar plateias que gostem e apreciem a música clássica, podendo assim cunhar movimentos em prol da música erudita.

Emmanuele Baldini, além de reger a Orquestra e tocar em parceria com Fontinele, realizou solo da peça Capricho n.º 9 de Nicolo Paganini e Concerto em Ré Maior para violino e Orquestra Opus 3, n.º 9, de Antônio Vivaldi.

Um dos ápices da noite foi assistir dois maestros do violino, Rafael e Emmanuele,  tocarem juntos o Concerto para dois violinos em Lá Menor - Opus 3, n.º 8. A plateia aplaudiu de pé.

Para as pessoas que ficaram desejando ouvir mais da música clássica poderão agendar o 2º Encontro de Cordas Sonho Meu para setembro de 2014. 

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio