Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 20h37

Uma noite de música clássica tocada de maneira extraordinária foi o Concerto da Orquestra Jovem Sonho Meu, da Fundação Ji-Cred/CDL, realizado ontem (19.09..13), no Teatro Dominguinhos, sob a regência do maestro Rafael Fontinele, e participação especial do violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini. O concerto também marcou a abertura oficial da Semana da Primavera de Música da Fundação Cultural de Ji-Paraná.
As crianças e adolescentes, participantes da Orquestra Jovem, entoaram obras de grandes mestres da música como Paganini, Beethoven e Vivaldi. Além de tocarem em grupo, tiveram apresentações individuais, e a participação do Coral Tradição, que encantaram o público presente.
O primeiro-secretário da Fundação Ji-Cred/CDL, Milton Crevelaro, parabenizou os musicitas e mostrou que a Fundação Ji-Cred/CDL veio para ficar e ser um divisor de águas na vida de crianças e adolescentes, que antes não tinham perspectiva de vida e passaram a ter autonomia de pensamento para exercer ativamente seu papel de cidadãos corresponsáveis pela criação e manutenção da sociedade em que vivem.
Rafael Fontinele afirmou que o principal intuito de treinar pessoas e criar eventos como o Concerto da Orquestra Jovem Sonho Meu é de formar plateias que gostem e apreciem a música clássica, podendo assim cunhar movimentos em prol da música erudita.
Emmanuele Baldini, além de reger a Orquestra e tocar em parceria com Fontinele, realizou solo da peça Capricho n.º 9 de Nicolo Paganini e Concerto em Ré Maior para violino e Orquestra Opus 3, n.º 9, de Antônio Vivaldi.
Um dos ápices da noite foi assistir dois maestros do violino, Rafael e Emmanuele, tocarem juntos o Concerto para dois violinos em Lá Menor - Opus 3, n.º 8. A plateia aplaudiu de pé.
Para as pessoas que ficaram desejando ouvir mais da música clássica poderão agendar o 2º Encontro de Cordas Sonho Meu para setembro de 2014.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)