Sexta-feira, 31 de agosto de 2007 - 16h37
Alunos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas realizam, no Hospital Dr. Marcello Cândia (Comunidade Santa Marcelina), a I Oficina de Educação Básica em Saúde com objetivo de conscientizar, incentivar a participação e engajamento dos portadores e ex-portadores de hanseníase, doentes crônicos e portadores de necessidades especiais, familiares e membros da comunidade como forma de inclusão social e cidadania.
As atividades de saúde básica se estendem até este sábado, dia 1º de setembro, abrangendo as áreas de prevenção e diagnóstico de câncer de mama, hipertensão arterial, diabete mellitus, obesidade e DST. O projeto Direito de ser Cidadão é uma parceria da Avon, Comunidade Santa Marcelina, AIFO (Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau), contando também com a participação dos alunos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas.
Os alunos desenvolvem atividades pertinentes às disciplinas de Acompanhamento Ambulatorial e Seminários Temáticos, com orientação quanto a prevenção e diagnóstico de patologias em diferentes áreas da medicina, acompanhados e orientados por médicos pertencentes ao quadro de profissionais do Hospital Dr. Marcello Cândia e professores médicos e não médicos da Faculdade São Lucas.
Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, os alunos do segundo período de Medicina desenvolveram atividades, juntamente com o professor Especialista Orlando Leite de Carvalho, na área de diabete mellitus, junto aos pacientes do Hospital, pacientes dos ambulatórios e com a comunidade em geral. A atividade constou de uma palestra sobre o assunto Diabetes com orientações básicas para os Diabéticos e não Diabéticos, sendo logo em seguida feito glicemia capilar casual, aferição de pressão arterial, aferição de peso e altura o que fornecerá dados para um posterior relatório para apresentação publica na comunidade.
Neste sábado, dia 1º de setembro, os alunos do primeiro período vão desenvolver atividades de orientação básica tendo como base as orientações para o público em geral cedidas pelas Sociedades Brasileiras de Diabetes, Cardiologia, Urologia, Mastologia e Obesidade, onde vão interagir direta e indiretamente com os participantes das diversas oficinas de saúde que irão acontecer neste dia. Os alunos serão acompanhados e orientados por profissionais médicos e não médicos da comunidade.
Os alunos do segundo período vão participar como coordenadores de grupo juntos aos diferentes assuntos abordados neste sábado, enquanto os alunos do quarto período do grupo de estudos da obesidade irão desenvolver atividades de orientação e levantamento de dados quanto ao sobre peso e obesidade nos seus diferentes graus, seguindo as orientações e protocolos do consenso da Sociedade Brasileira de Obesidade. Alunos do quinto período do grupo de obesidade, hipertensão e dermatoses também participarão com atividades de orientação junto à clientela das oficinas de saúde básica.
Todos os dados coletados nas diferentes oficinas serão tabulados e posteriormente apresentados à comunidade Santa Marcelina e a comunidade acadêmica em um dia a ser definido pelo professor responsável pelos alunos participantes das oficinas. O professor Orlando Carvalho ressaltou a importância e a relevância da participação dos acadêmicos no projeto. Através desse trabalho os alunos terão o real objetivo das disciplinas de acompanhamento ambulatorial e humanização e de seminários temáticos desenvolvidos nas dependências do Hospital Dr. Marcello Cândia, disse.
Fonte: Chagas Pereira
Recentemente, um evento marcante reforçou a importância da literatura brasileira e a valorização de nossos escritores e poetas. A delegação das escr
Oficina de produção audiovisual capacita estudantes em Vilhena
A escola estadual Professor Luís Carlos Paulo de Assis, em Vilhena (RO), foi palco da “Oficina Olhares da Amazônia: Produção Audiovisual”, que propo
Aos 82 anos de idade, Antonia Alves Ferreira é prova viva de que nunca é tarde para realizar sonhos. Nascida em Crateus CE, registrada em Manaus -AM
Octogenário encanta público, jurados e concorrentes no Rondofest
A eliminatória Zona Sul do Festival Rondônia de Música, realizada na noite do sábado, 12 de abril, no Campo do Três e Meio, permitiu que três dezena