Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Medicina da São Lucas no Hospital Marcello Cândia


Alunos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas realizam, no Hospital Dr. Marcello Cândia (Comunidade Santa Marcelina), a I Oficina de Educação Básica em Saúde com objetivo de conscientizar, incentivar a participação e engajamento dos portadores e ex-portadores de hanseníase, doentes crônicos e portadores de necessidades especiais, familiares e membros da comunidade como forma de inclusão social e cidadania.

As atividades de saúde básica se estendem até este sábado, dia 1º de setembro, abrangendo as áreas de prevenção e diagnóstico de câncer de mama, hipertensão arterial, diabete mellitus, obesidade e DST. O projeto Direito de ser Cidadão é uma parceria da Avon, Comunidade Santa Marcelina, AIFO (Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau), contando também com a participação dos alunos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas.

Os alunos desenvolvem atividades pertinentes às disciplinas de Acompanhamento Ambulatorial e Seminários Temáticos, com orientação quanto a prevenção e diagnóstico de patologias em diferentes áreas da medicina, acompanhados e orientados por médicos pertencentes ao quadro de profissionais do Hospital Dr. Marcello Cândia e professores médicos e não médicos da Faculdade São Lucas.

Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, os alunos do segundo período de Medicina desenvolveram atividades, juntamente com o professor Especialista Orlando Leite de Carvalho, na área de diabete mellitus, junto aos pacientes do Hospital, pacientes dos ambulatórios e com a comunidade em geral. A atividade constou de uma palestra sobre o assunto Diabetes com orientações básicas para os Diabéticos e não Diabéticos, sendo logo em seguida feito glicemia capilar casual, aferição de pressão arterial, aferição de peso e altura o que fornecerá dados para um posterior relatório para apresentação publica na comunidade.

Neste sábado, dia 1º de setembro, os alunos do primeiro período vão desenvolver atividades de orientação básica tendo como base as orientações para o público em geral cedidas pelas Sociedades Brasileiras de Diabetes, Cardiologia, Urologia, Mastologia e Obesidade, onde vão interagir direta e indiretamente com os participantes das diversas oficinas de saúde que irão acontecer neste dia. Os alunos serão acompanhados e orientados por profissionais médicos e não médicos da comunidade.

Os alunos do segundo período vão participar como coordenadores de grupo juntos aos diferentes assuntos abordados neste sábado, enquanto os alunos do quarto período do grupo de estudos da obesidade irão desenvolver atividades de orientação e levantamento de dados quanto ao sobre peso e obesidade nos seus diferentes graus, seguindo as orientações e protocolos do consenso da Sociedade Brasileira de Obesidade. Alunos do quinto período do grupo de obesidade, hipertensão e dermatoses também participarão com atividades de orientação junto à clientela das oficinas de saúde básica.

Todos os dados coletados nas diferentes oficinas serão tabulados e posteriormente apresentados à comunidade Santa Marcelina e a comunidade acadêmica em um dia a ser definido pelo professor responsável pelos alunos participantes das oficinas. O professor Orlando Carvalho ressaltou a importância e a relevância da participação dos acadêmicos no projeto. “Através desse trabalho os alunos terão o real objetivo das disciplinas de acompanhamento ambulatorial e humanização e de seminários temáticos desenvolvidos nas dependências do Hospital Dr. Marcello Cândia”, disse.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Com o objetivo difundir as artes no contexto escolar, proporcionando o intercâmbio entre alunos e artistas indígenas da Rede Pública Estadual de Ens

Abertas as inscrições para a Premiação Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro

Abertas as inscrições para a Premiação Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro

O edital da Premiação Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro está com as inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de abril, até as 18h

Lei Paulo Gustavo: equipe da Sejucel realiza duas atividades em Ji-Paraná

Lei Paulo Gustavo: equipe da Sejucel realiza duas atividades em Ji-Paraná

A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - Sejucel/RO, realiza nesta semana, duas ações para divulgação dos editais da Lei Paul

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)