Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz


Carol Terra - Gente de Opinião
Carol Terra

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou reinventar o próprio destino. Anos depois, transformou a dor em arte e agora, em literatura.

A multiartista rondoniense estreia como autora com o livro “Mãe aos 15 - Maternidade, Música e Resiliência”, uma obra autobiográfica que mistura relato, poesia e reflexão. Com intensidade e sensibilidade, Carol narra sua trajetória como mãe adolescente e artista independente, mostrando que é possível recomeçar mesmo quando tudo parece estar perdido.

O projeto, patrocinado pelo Banco da Amazônia, via Lei Rouanet - Programa Rouanet Norte, une literatura, música e vivência comunitária. A turnê de lançamento inicia nesta quarta, dia 29, pelo município de Ariquemes e segue por mais 9 cidades de Rondônia levando o livro, apresentações musicais e rodas de conversa para escolas públicas, universidades e institutos federais com o objetivo de inspirar jovens e adolescentes, oferecendo um espaço de escuta, acolhimento e arte, especialmente para quem enfrenta realidades semelhantes às que a autora viveu.

“Mais do que contar a minha história, quero mostrar que existe força e beleza em recomeçar. Que a arte pode ser o caminho para a cura, e a partilha, uma forma de resistir”, destaca Carol.

Em “Mãe aos 15”, a autora nos convida a olhar para a maternidade precoce e a violência de gênero não com romantismo, mas com esperança. A narrativa exalta o poder da superação, a importância da rede de apoio e o papel transformador da arte na construção da identidade e da autoestima.

Sobre a autora

Carol Terra é cantora, compositora, poetisa e, agora, escritora e diretora de cinema. Além de lançar seu primeiro livro, lançou também seu primeiro curta, “O canto de Rondônia”, em escolas da rede pública de Porto Velho.

Sua trajetória é marcada pela produção independente e por letras que traduzem resistência e pertencimento. Em seu primeiro livro, ela costura dor, cura e potência em páginas que ecoam o grito e a sensibilidade de uma geração que busca voz e representação.

Turnê de lançamento

A turnê segue pelas cidades de: Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Vilhena, Rolim de Moura, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho. Em todas essas cidades, o projeto levará acessibilidade contando com intérpretes de LIBRAS  e sustentabilidade, com copos ecológicos e lixeiras para promover e incentivar a coleta seletiva.

Pra entregar ao público projetos a altura da sua trajetória, a artista contou com uma equipe de renome. “Mãe aos 15” foi escrito por Carol Terra, tem Sarah Soul na produção executiva, Emilli Sousa na apresentação, Ecoa Comunicação na assessoria de comunicação e Péricles Sobrinho na gestão do projeto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)