Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Livro: Encontro do Direito com a Poesia



Autor: João Baptista Herkenhoff
 
 
Ano de publicação e editora: 2012, GZ Editora, Rio
 
 
Número de páginas: 134
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-8222-002-3
 
Resumo: Trata-se do quadragésimo quinto livro do autor. Não se destina apenas a estudantes e profissionais do Direito (embora o autor seja jurista), mas a um público bem mais amplo. As pessoas sensíveis, as pessoas que são capazes de enxergar além do horizonte, as pessoas que simplesmente gostam de ler certamente vão encontrar sintonia com a mensagem desta obra. O entrelaçamento do Direito com a Poesia deflui do conjunto dos textos, mas nem em os todos os capítulos ocorre este entrelaçamento. O vocábulo Poesia não é empregado no sentido restrito, como forma de expressão literária que se distingue da Prosa. O significado é outro: Poesia no sentido lato querendo dizer Sensibilidade.
 
Há uma profusão de livros jurídicos disponíveis nas livrarias. Há também uma profusão de obras literárias que convidam o leitor para uma viagem pelo mundo ficcional. Um livro como este, com a pretensão de unir Direito e Poesia, seguramente não é comum.
 
Títulos de alguns capítulos da obra: A lei e os dramas humanos; Saudade das cartas; O advogado no universo jurídico; Justiça e justiçamento, semelhança apenas vocabular; Sentença que mudou a rota de uma vida; Não apedrejem a moça nua; Apóstolos, acima de fronteiras confessionais; Vizinhança, relação fraterna; Subtrair flores de jardim alheio – crime ou gesto de poesia?
 
Outros livros do autor: Justiça, direito do povo; Direitos Humanos – a construção universal de uma utopia; Ética para um mundo melhor; Curso de Direitos Humanos; Direito e Utopia; Para gostar do Direito – Carta de iniciação para gostar do Direito; Introdução ao Direito: abertura para o mundo do Direito, síntese de princípios fundamentais; Os novos pecados capitais; Dilemas de um juiz – a aventura obrigatória; Como aplicar o Direito; Filosofia do Direito; O Direito dos códigos e o Direito da vida; Crime, tratamento sem prisão.
 
Dados do autor: é Juiz de Direito aposentado e professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo; 76 anos; Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo; membro da Academia Espírito-Santense de Letras e da União Brasileira de Escritores; fez pós-doutoramentos nos Estados Unidos e na França.
 
 
Mais informações:
 
 
no site da Editora -
www.editoragz.com (onde aparece inclusive o layout da capa)
 
na homepage do autor –
ou através de-mail endereçado à editora – contato@editoragz.com.br
ou endereçado ao autor – jbherkenhoff@uol.com.br

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)