Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lenha na Fogueira com o dia de São Pedro e o O Flor do Maracujá


Lenha na Fogueira com o dia de São Pedro e o O Flor do Maracujá - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Por incrível que possa parecer, hoje dia de São Pedro em tempo normal, estaríamos no 5º dia do Arraial Flor do Maracujá.

**********

Já teríamos eleitos os grupos da categoria de Acesso e estaríamos no segundo dia da disputa entre os grupos folclóricos considerados como Grupo Especial.

*********

Tem apenas um detalhe: O Flor do Maracujá caso pudesse acontecer, não seria no Parque dos Tanques. Explico:

*********

Como a construção da “Cidade da Cultura”, cuja obra começou e parou após a empresa encontrar um deposito de lixo que sinceramente, nem eu lembro, quando ali foi transformado ou pelo menos foi utilizado como lixão.

************

O certo é que a Empresa que ganhou a Licitação para construir a Cidade da Cultura encontrou e não pode dar continuidade a obra.

**********

Até hoje se alguma providência foi tomada, ninguém sabe, ninguém viu! Dia desses em conversa com o Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira ele falou que estava tomando providencias, para que a empresa que fez os Estudos e o Projeto (que é de Ji Paraná), tomasse alguma providencia, uma vez que já recebeu pelo serviço.

***********

Só que essa dita empresa na realidade, não realizou o trabalho completo se não, teria acusado a existência do “LIXÃO” que a Construtora encontrou.

**********

Bom, enquanto esse problema não for sanado, não vamos poder contar com o Parque dos Tanques para montar o Flor do Maracujá.

***********

Assim sendo, mesmo se estivéssemos em tempo normal, não poderíamos realizar o Flor do Maracujá naquele local e aí seria outra dor de cabeça ao Jobson para conseguir um outro local para realizar o Arraial.

**********

Vamos ficar torcendo para a Sejucel resolver logo esse impasse, antes do Flor do Maracujá de 2022. Esperamos que até lá, a pandemia do Coravírus já esteja controlada.

**********

E tem mais um detalhe, caso o problema do terreno do Parque dos Tanques já esteja solucionado, o Arraial terá que acontecer no Mês de junho, pois, após o mês de junho, o governo estadual, não vai poder subsidiar o evento em virtude da Lei Eleitoral.

*********

Lembrando que 2022, é ano eleitoral o que quer dizer, que a partir de julho o governo estadual não poderá liberar recursos para a realização de um evento como o Flor do Maracujá.

**********

A não ser que o governo estadual, transfira a responsabilidade da realização do evento para a UNAJUP.

**********

Que deverá providenciar patrocínio junto a empresas privadas, para repassar aos grupos e então realizar o Arraial Flor do Maracujá. Coisa que a Federon vinha realizando, até a Sejucel reivindicar de volta, a administração do evento.

**********

O que quero dizer na realidade, é que vamos passar mais um Dia de São Pedro sem contar com as festas juninas ao vivo.

**********

De qualquer maneira, você pode realizar sua festa de São Pedro apenas com seus familiares.

**********

Hoje também não teremos a tradicional Procissão de São Pedro. Uma procissão fluvial coordenada pela Colônia de Pescadores. Com certeza teremos missas na Igreja de São Pedro que fica nas proximidades dos CPA.

***********

E VIVA as festas JUNINAS! 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)