Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros


 
A prefeitura de Porto Velho, através da direção da biblioteca municipal Francisco Meireles, iniciou hoje (18), o programa Leitura na Praça. Estórias, fábulas, quadrinhos estão atraindo dezenas de jovens e crianças para a praça João Nicoleti, em frente à biblioteca pública, com programação variada até às 17hs.Mara Lúcia Duarte, diretora da biblioteca Francisco Meirelles explica que o projeto leitura na Praça surgiu em 1990, idealizado no mandato da então diretora da época a Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros  - Gente de Opiniãobibliotecária, Glória Valadares que ficou à frente da biblioteca durante 27 anos. Desde 2005, o projeto não era realizado.

Durante a programação, há exposição do acervo de literatura infantil, narração de histórias, a brincadeira “quem canta um conto aumenta um ponto”, sorteio de livros, teatro de marionetes, mostra de utensílios indígenas e distribuição de refrigerantes para os alunos das escolas que agendarem participação no evento.

Mara explica que atualmente a biblioteca municipal tem a visitação de duas mil crianças como leitoras assíduas todos os meses. No total a biblioteca conta com cinco mil leitores mensais entre crianças, jovens e adultos.

Alunos leitores

William Fagundes, 11 anos, aluno da 7ª série da escola Barão do Solimões relata que o hábito da leitura não é diário, pois ocupa boa parte de seu tempo praticando esportes, mesmo assim valoriza a oportunidade dada pela escola, pois classifica a oportunidade do projeto Leitura na Praça como algo interessante de trocar idéias com os livros através da leitura dos livros. Para Valdilane Correia Lima, professora e mãe da pequena Vitória Maria, de 3 anos, relata que a filha apesar de ser ainda muito pequena, demonstra grande interesse pelos livros através da histórias que ela conta para a filha. “Ela sempre me acompanha nas leituras, pois se diverte com os quadrinhos e os personagens das histórias”, salienta a professora.

De acordo com um grupo de alunos do 9º ano da escola Barão do Solimões, ler é viajar através de histórias engraçadas abrindo diariamente inúmeras portas ao mundo da imaginação e informação. “Os gibis são o engatinhar da leitura”, relatam os alunos.

O projeto Leitura na Praça é aberto ao público, mas preparado especialmente para atender crianças e adolescentes. “É muito importante despertar nessa faixa etária o gosto pela leitura e a busca do conhecimento através da literatura infantil”, comenta os funcionários da biblioteca. Ana Maria Rocha de Castro, administradora da biblioteca relata que há 21 anos trabalha na biblioteca e que é sempre um prazer ver a empolgação das crianças com a leitura.

Projeto Leitura no Sítio

Glória Valadares, bibliotecária de profissão explica que após sair da direção da biblioteca em outubro de 2005, está à frente do projeto Leitura no Sítio em sua residência localizada no bairro Triângulo onde há seis anos, proporciona o hábito de ler a 150 crianças. O projeto Leitura no Sítio já recebeu prêmio de incentivo a leitura, dado pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.

Fonte: Saulo Bezerra
Foto: Frank Néry


 


 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)