Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros


 
A prefeitura de Porto Velho, através da direção da biblioteca municipal Francisco Meireles, iniciou hoje (18), o programa Leitura na Praça. Estórias, fábulas, quadrinhos estão atraindo dezenas de jovens e crianças para a praça João Nicoleti, em frente à biblioteca pública, com programação variada até às 17hs.Mara Lúcia Duarte, diretora da biblioteca Francisco Meirelles explica que o projeto leitura na Praça surgiu em 1990, idealizado no mandato da então diretora da época a Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros  - Gente de Opiniãobibliotecária, Glória Valadares que ficou à frente da biblioteca durante 27 anos. Desde 2005, o projeto não era realizado.

Durante a programação, há exposição do acervo de literatura infantil, narração de histórias, a brincadeira “quem canta um conto aumenta um ponto”, sorteio de livros, teatro de marionetes, mostra de utensílios indígenas e distribuição de refrigerantes para os alunos das escolas que agendarem participação no evento.

Mara explica que atualmente a biblioteca municipal tem a visitação de duas mil crianças como leitoras assíduas todos os meses. No total a biblioteca conta com cinco mil leitores mensais entre crianças, jovens e adultos.

Alunos leitores

William Fagundes, 11 anos, aluno da 7ª série da escola Barão do Solimões relata que o hábito da leitura não é diário, pois ocupa boa parte de seu tempo praticando esportes, mesmo assim valoriza a oportunidade dada pela escola, pois classifica a oportunidade do projeto Leitura na Praça como algo interessante de trocar idéias com os livros através da leitura dos livros. Para Valdilane Correia Lima, professora e mãe da pequena Vitória Maria, de 3 anos, relata que a filha apesar de ser ainda muito pequena, demonstra grande interesse pelos livros através da histórias que ela conta para a filha. “Ela sempre me acompanha nas leituras, pois se diverte com os quadrinhos e os personagens das histórias”, salienta a professora.

De acordo com um grupo de alunos do 9º ano da escola Barão do Solimões, ler é viajar através de histórias engraçadas abrindo diariamente inúmeras portas ao mundo da imaginação e informação. “Os gibis são o engatinhar da leitura”, relatam os alunos.

O projeto Leitura na Praça é aberto ao público, mas preparado especialmente para atender crianças e adolescentes. “É muito importante despertar nessa faixa etária o gosto pela leitura e a busca do conhecimento através da literatura infantil”, comenta os funcionários da biblioteca. Ana Maria Rocha de Castro, administradora da biblioteca relata que há 21 anos trabalha na biblioteca e que é sempre um prazer ver a empolgação das crianças com a leitura.

Projeto Leitura no Sítio

Glória Valadares, bibliotecária de profissão explica que após sair da direção da biblioteca em outubro de 2005, está à frente do projeto Leitura no Sítio em sua residência localizada no bairro Triângulo onde há seis anos, proporciona o hábito de ler a 150 crianças. O projeto Leitura no Sítio já recebeu prêmio de incentivo a leitura, dado pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.

Fonte: Saulo Bezerra
Foto: Frank Néry


 


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio