Segunda-feira, 4 de novembro de 2013 - 20h11
Amigos e familiares de dona Marise Castiel participaram do lançamento do livro escrito em sua homenagem por Sandra Castiel, sua filha. O evento ocorrido na Casa de Cultura Ivan Marrocos na última sexta-feira (01/11) atraiu muita gente. Os dois ambientes da casa usados para receber os convidados – hall e pátio – ficaram lotados. Clique AQUI e veja fotos do evento.
O livro de Sandra Castiel Fernandes traz à tona fatos históricos relevantes da Rondônia de pelo menos cinco décadas – parte de 40 a 80 - e conta a história de uma liderança feminina que se confunde com a do jovem estado. A possibilidade de ter na cabeceira a história de uma mulher considerada extraordinária na vida rondoniense atraiu um enorme público. Amigos, ex-alunos, colaboradores, familiares ou simples admiradores; estavam todos lá, e a grande maioria era de maiores de 50 anos, que de alguma forma sentiam-se homenageados também com o livro de Sandra Castiel e que só fizeram aumentar o brilho da festa, que teve até música ao vivo com o Conjunto Modera Som, com canja do cantor e compositor Sílvio Santos.
Nos discursos sempre o destaque para a personalidade de Marise Castiel, que foi séria e austera sem deixar de ser meiga e respeitadora. Natalina Hubner, professora paraense que durante anos atuou ao lado de Castiel na Educação, exaltou suas grandes qualidades como educadora, e enalteceu a vida pública da amiga homenageada. Cantou em sua homenagem uma canção, cujo refrão diz: “um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas, na mão de quem é generosa ...”, lembrando que a canção fala com exatidão da homenageada.
O professor Abnael Machado, ex-aluno de Marise, fez um longo discurso, no qual não se cansou de falar das qualidades de quem fez a educação em Rondônia avançar muitas décadas em poucos anos.
A autora, Sandra Castiel, lamentou o ostracismo dado a Marise Castiel por aqueles que não relevam e não consideram a história de Rondônia e salientou que o livro é um resgate que se faz a muitos pioneiros, “que ao que parece, propositadamente foram esquecidos”.
A obra já pode ser adquirida nas lojas da Livraria Exclusiva ao preço de R$ 50 reais. Segundo a própria autora, o livro é ideal para uma reflexão da histórica formação do Estado.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p