Segunda-feira, 4 de novembro de 2013 - 20h11
Amigos e familiares de dona Marise Castiel participaram do lançamento do livro escrito em sua homenagem por Sandra Castiel, sua filha. O evento ocorrido na Casa de Cultura Ivan Marrocos na última sexta-feira (01/11) atraiu muita gente. Os dois ambientes da casa usados para receber os convidados – hall e pátio – ficaram lotados. Clique AQUI e veja fotos do evento.
O livro de Sandra Castiel Fernandes traz à tona fatos históricos relevantes da Rondônia de pelo menos cinco décadas – parte de 40 a 80 - e conta a história de uma liderança feminina que se confunde com a do jovem estado. A possibilidade de ter na cabeceira a história de uma mulher considerada extraordinária na vida rondoniense atraiu um enorme público. Amigos, ex-alunos, colaboradores, familiares ou simples admiradores; estavam todos lá, e a grande maioria era de maiores de 50 anos, que de alguma forma sentiam-se homenageados também com o livro de Sandra Castiel e que só fizeram aumentar o brilho da festa, que teve até música ao vivo com o Conjunto Modera Som, com canja do cantor e compositor Sílvio Santos.
Nos discursos sempre o destaque para a personalidade de Marise Castiel, que foi séria e austera sem deixar de ser meiga e respeitadora. Natalina Hubner, professora paraense que durante anos atuou ao lado de Castiel na Educação, exaltou suas grandes qualidades como educadora, e enalteceu a vida pública da amiga homenageada. Cantou em sua homenagem uma canção, cujo refrão diz: “um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas, na mão de quem é generosa ...”, lembrando que a canção fala com exatidão da homenageada.
O professor Abnael Machado, ex-aluno de Marise, fez um longo discurso, no qual não se cansou de falar das qualidades de quem fez a educação em Rondônia avançar muitas décadas em poucos anos.
A autora, Sandra Castiel, lamentou o ostracismo dado a Marise Castiel por aqueles que não relevam e não consideram a história de Rondônia e salientou que o livro é um resgate que se faz a muitos pioneiros, “que ao que parece, propositadamente foram esquecidos”.
A obra já pode ser adquirida nas lojas da Livraria Exclusiva ao preço de R$ 50 reais. Segundo a própria autora, o livro é ideal para uma reflexão da histórica formação do Estado.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)