Quarta-feira, 10 de abril de 2024 - 16h08

O aguardado lançamento do disco
"O Silêncio e a Imagem", de Eduardo Ubaldo e Gabriel Strauss, está
marcado para o dia 26 de abril, às 20h, no SESC Garagem (913 Sul). Após 16 anos
de parceria musical, os artistas celebram essa trajetória com um álbum que
promete dar o que falar.
O trabalho é fruto de uma longa
amizade. Gabriel e Eduardo se conhecem desde os onze anos de idade e iniciaram
a parceria musical na adolescência. A sonoridade da dupla combina a riqueza do
violão instrumental brasileiro com a variedade de cores do cancioneiro popular.
"O Silêncio e a Imagem"
conta com 11 faixas, iniciando com uma homenagem a Leny Andrade e finalizando
com o acalanto de um filho ao seu pai. “O repertório traz uma poética brejeira
e contemplativa, que reflete nossas influências musicais e experiências de
vida, com uma dualidade entre campo e cidade, velho e novo, estrangeiro e
familiar”, explica Gabriel.
Para além da formação original,
alguns profissionais de peso foram chamados a participar na feitura do álbum,
como o produtor Jota Dale, o arranjador João Francisco Oswlad, e músicos como
Rodrigo Zolet, Ricardo Martins, Aline Talon, Paulo Ohana, Paulo Chaves,
Náthalli Goulart e Quarteto Capital. Alan Pinho assina a masterização.
Após um ano de preparação nas
salas do Estúdio Refinaria, "O Silêncio e a Imagem" tem tudo para ser
uma obra marcante no cenário musical brasileiro, por seguir uma via
profundamente lírica, nos transportando ao passado, mas com uma ótica singular
e criativa. Segundo Jota Dale, “esse álbum promete dar muito o que falar.
Trabalho diariamente no estúdio e escuto uma variedade de grupos, mas esse
disco tem uma beleza diferente do que se tem visto hoje em dia e uma qualidade
excepcional”.
Narrando uma vida, o trabalho é mais do que um álbum: é uma sinfonieta que reflete a trajetória e a essência desses dois talentosos artistas. “Mahler dizia que uma sinfonia precisaria ter o peso de uma vida. Eis a nossa sinfonieta, com todo o carinho”, pontua Gabriel.

História por trás de "O Silêncio e a Imagem"
Eduardo Ubaldo e Gabriel Strauss são mais do que parceiros musicais, mas amigos desde a infância. A história dessa parceria remonta a um dia comum, os dois já contavam 16 anos, voltando da escola em um ônibus. Ali, Eduardo compartilhou com Gabriel a letra de um "samba mineiro inspirado em Drummond", algo inusitado. Esse encontro casual foi o ponto de partida para uma jornada musical que duraria décadas.
Sentados à varanda da casa onde Eduardo morava, os dois adolescentes repassavam suas composições, que na época eram por volta de cinco: "Canto Geral", "O Silêncio e a Imagem", "Flor do Mal", "Elegia Noturna" e "Le Fou qui Danse". Ao longo do tempo, esse repertório foi ganhando corpo, amadurecendo, se diversificando.
Eles relatam que apesar do desejo de lançar um disco naquela época, os caminhos da vida os levaram por diferentes trajetórias, com Eduardo se tornando advogado e Gabriel professor universitário.
Foi somente 16 anos depois do encontro no ônibus que eles decidiram unir seus esforços para gravar o álbum que levaria o nome de uma de suas composições mais antigas: "O Silêncio e a Imagem".
Além do show de lançamento, o trabalho estará em todas as plataformas digitais a partir do dia 12/04, a 00h. E futuramente, haverá lançamento em vinil.
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)