Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

HOJE É ELA - LÁ VEM A BANDA!


HOJE É ELA - LÁ VEM A BANDA! - Gente de Opinião
 

Por: Altair Santos (Tatá)

Hoje cedinho sairemos de casa aos primeiros raios do sol ou pingos da chuva, animados ao toque do Clarim que acordará o povo a saltar da cama e despertar pra festiva realidade costumeira do sábado de carnaval. E nessa religiosidade, a cidade Porto, como em nenhum outro dia do ano, vê e sente o seu metabolismo alterado de um estado de ponto comum para uma urbe em ebulição, a ferver no mega-temperado caldeirão cultural afinal, hoje, lá vem a Banda, a Banda do Vai Quem Quer!

Passaremos pelo Mercado Central onde os magarefes e demais feirantes trabalham com indisfarçável pressa, taxistas no ponto ou no trânsito levando passageiros conversam sobre o tema do dia, no centro comercial foliões compram adereços e outros badulaques, pra se fazerem paramentados nas cores do grande cortejo. O motorista de ônibus, assim como vimos certa vez, de ponto em ponto, vai assoviando a melodia daquela marchinha que diz “chegou a banda, a banda, a banda, a banda do vai quem quer...”

Desde cedo, a partir dos bairros, centenas de pessoas rumam para o centro da cidade num serpenteado êxodo folião, todos atendendo o chamado que já reside no automático de suas vidas cujo botão de start é a Banda. Essas romarias ao se fundirem formam a grandiosa procissão. Nas ruas, o solo histórico e sagrado salão da capital, o carnaval come no centro e nossas vidas passam a ser embaladas pela mais organizada iniciativa civil, que traduz em cada um, o seu direito, a sua liberdade e, claro, o seu cuidado e respeito ao próximo!

Ambulantes e outros trabalhadores informais abastecidos com bebidas e um diversificado cardápio de iguarias formam o grande exército de atenção e atendimento ao público. Nesse grande teatro, Pierrôs e Colombinas, palhaços, super-heróis e outros mascarados num conjunto de imagens multifacetadas, exibem o desdobramento de um enredo tatuado no querer e no sentimento cultural e popular: o Carnaval.
Essas são demonstrações de que a banda, o grande cordão carnavalesco do norte brasileiro, há anos se injetou na veia e na alma da cidade, ela é a poesia, a melodia e dança do dia, por isso, inegavelmente, a Diva do nosso carnaval, a majestade do nosso cultural imaterial.

No sábado de carnaval a cidade é tão carnaval, é tão Banda que, até mesmo os que delam não gostam, não participam ou a reprovam, se exercem e se aviam, em torno do seu portentoso acontecimento. Os que gostam, vão, cantam, dançam e brincam. Os que não gostam, exercem seus direitos de não ir, retiram-se, viajam, ficam em casa. Os mais incomodados satanizam o bloco, jogam-lhe as pechas de ser a encapetada, semblante do capiroto, encarnação do espírito mau.

Alheia e isenta do puritanismo hipócrita e do moralismo de chapéu de vidro, a Banda segue o seu curso, festiva, alegre, irreverente e carnavalesca, porém, avessa à cegueira cultural do poder público, antagônica ao atrasado e maledicente fundamentalismo religioso e político, cerceador das liberdades.
Viva a Banda, viva o carnaval, viva a cultura popular! Neste sábado, livre, travessa e traquina, menina levada e faceira, temperada com pimenta, lá vai a Banda. Ela não é o diabo que pintam, mas é o cão chupando manga!

- Programa: desfile da Banda do Vai Quem Quer
- Data: neste sábado de carnaval - 14.02.2015
- Horário: (concentração a partir das 15:00h – Rua Carlos Gomes – Centro) – Porto Velho/RO.

tatadeportovelho@gmail.com

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)