Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Guayaramerín lota exibição do Cineamazônia Itinerante na cidade


 Guayaramerín lota exibição do Cineamazônia Itinerante na cidade - Gente de Opinião

A noite da sexta-feira (25) foi especial para o Cineamazônia Itinerante: o projeto fez sua atividade na cidade boliviana de Guayaramerín, que faz fronteira com Guajará-Mirim, separadas apenas pelo Rio Guaporé.

Também pela primeira vez foi exibido um longa metragem em nove anos de Cineamazônia Itinerante, que prioriza sempre as produções de curta metragem. O boliviano Boqueirón, com duas horas de duração, conta a história de 462 soldados que lutaram pela retomada territorial do Forte Boquerón, contra 14 mil soldados paraguaios, no ano de 1932. A direção do filme é de Tonchy Antezana, que demorou cerca de dois anos e meio para ficar pronto e teve cenas rodadas em La Paz, Cochabamba, Oruro e no próprio Forte Boquerón, no Paraguai.

Outro destaque ficou para a presença de dezenas de marinheiros da Armada boliviana (Marinha) e de soldados do Exército local, que foram conhecer um pouco da história recente do país. “O cinema é um milagre. Sempre digo isso porquê fazer cinema na América do Sul necessita de muito esforço e luta. Mas é importante para mostrar quem somos e nossa história”, afirmou o fundador e coordenador do Cinemazônia, José Jurandir da Costa, durante rápido discurso aos espectadores no espaço ao ar livre no Palácio das Artes de Guayaramerín.

Após a exibição do longa metragem Boquerón, mais uma vez, o palhaço Cloro arrancou gargalhadas e aplausos de adultos e crianças. Ainda mais com a participação especial de um cachorro como assistente, e às vezes, assustou o artista com latidos.Guayaramerín lota exibição do Cineamazônia Itinerante na cidade - Gente de Opinião

Cinema boliviano

O Cineamazônia bateu um papo com o segundo operador de câmera do filme Boquerón, Horst Arturo Brun Ríos, que representou o diretor Tonchy Antezana na exibição especial feita no Palácio das Artes de Guayaramerín. Horst comentou como está o cinema boliviano na atualidade. “Ultimamente, rodamos filmes em La Paz [Capital], Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba, por exemplo. Não há uma cidade específica para o cinema, como Hollywood, por exemplo. Isso é bom, pois espalha o cinema por todo o país”, afirmou ele.

Horst também atuou como diretor de fotografia e produtor em outros filmes, além de ter uma empresa especializada em comunicação corporativa. Segundo ele, há uma batalha intensa com o Governo Boliviano para que haja mudanças na lei que incentive mais a produção cinematográfica e cultural no país. “Temos uma lei de incentivo ao cinema, mas que é obsoleta. As associações dos diretores e produtores querem uma nova lei que incentive o pagamento de impostos direcionados para a área. Hoje, pegamos dinheiro do governo, mas é como se fosse um empréstimo, já que temos que devolver ao final. Só que sentimos que há uma resistência muito grande já que o cinema faz as pessoas pensarem, contestarem o que está acontecendo. Nosso filme mesmo foi feito com recursos próprios e saiu com baixo custo. Por isso, que demorou tanto tempo para ficar pronto, cerca de dois anos e meio”, apontou Ríos.

A atividade do Cineamazônia Itinerante contou com o apoio do Palácio das Artes de Guayaramerín e da Universidade Autônoma do Beni.

Guayaramerín lota exibição do Cineamazônia Itinerante na cidade - Gente de Opinião

Mais Cineamazônia

O Cineamazônia Itinerante continua a segunda etapa do projeto, com a exibição de filmes e apresentações circenses com o palhaço Cloro em 16 localidades no Vale do Mamoré e ao longo do Rio Guaporé até o dia 12 de setembro, quando encerrará suas atividades em Cabixi, no cone Sul do estado.

A equipe do Cineamazônia irá até comunidades ribeirinhas e quilombolas, reservas extrativistas, tanto do lado brasileiro como do lado boliviano. As primeiras apresentações serão feitas na estrada, como ocorreu na primeira etapa da itinerância.

Depois de Guajará-Mirim, o caminho ainda será por terra, neste sábado (25), com o distrito do Iata abrigando o quarto dia de programação, na praça em frente a escola Gaspar Dutra.

Serão alternados municípios e localidades rondonienses e bolivianas. San Lorenzo na segunda-feira (28) e Surpresa na terça (29) serão as primeiras localidades a receberem o projeto após a passagem por terra.

A 15ª edição do Cineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e da Lei Rouanet. Ainda tem o apoio cultural da Sejucel, Funcultural, Fecomércio e SESC Rondônia. O Cineamazônia é associado ao Fórum dos Festivais e membro do Green Film Network.

Fonte: Ascom do 15ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia
Jornalista responsável: Felipe Corona – MTb 919/RO
Fotos: Beethoven Delano
Contato: (69) 99235-7020.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)