Segunda-feira, 25 de maio de 2009 - 07h17
O boi vermelho do bairro Tamandaré acredita nas mudanças para recuperar o título
O Boi-Bumbá Flor do Campo um dos protagonistas do Duelo da Fronteira, que acontece todos os anos durante o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, também conhecido como Fefopem, promoveu uma mudança radical em seu quadro de personagens. Das rainhas da Maruja a Cunha Poranga, passando pelo levantador de toada e até por alguns setores de sua diretoria, praticamente todas foram substituídas. De acordo com a presidente do bumbá vermelho do bairro Tamandaré, as mudanças foram necessárias, uma vez que o grupo não alcançou seus objetivos em suas últimas apresentações no Festival Folclórico. Não mudamos por mudar e sim por necessidade. Se o time estivesse ganhando, com certeza não aconteceriam mudanças, disse dona Georgina.
Para defender o tema Rondônia, Mitos e Lendas nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o Flor do Campo vai contar as novas personagens eleitas durante evento que aconteceu no mês passado.
A novas personagens do bumbá da dona Georgina e do seu Mário são: Cunhã Poranga Polyana Lataliza, Porta Estandarte Rayla Mota, Sinhazinha da Fazenda Ana Paula, Levantador de Toadas Sandro Menacho, Pajé (que é o mesmo do Diamante Negro de Porto Velho). Desde o festival passado o Mestre da Marajuda é o Celestino e o apresentador o Ricardo.
A Rainha do folclore será escolhida numa festa que vamos realizar no próximo sábado dia 30 de maio, disse o apresentador Ricardo.
Outra conquista do novo Flor do Campo foi a o ingresso do casal Silvio e Rosângela que vieram do boi contrário somar no nosso grupo confirmou Georgina.
O artesão Edinard e sua equipe Kaçawerê foi novamente contratado, para criar e confeccionar os cenários do tema Rondônia, Mitos e Lendas enquanto o ex-levantador de toadas Beto do Cavaco permanece no grupo apenas como compositor das toadas. A toada tema é de minha autoria, garante Beto do Cavaco.
De acordo com a presidente do grupo folclorista Georgina. No ano de inauguração do bumbódromo de guajará vamos em busca do título que vai entrar para a história do festival, finalizou.
Fonte: Sílvio Santos
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p