Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Guajará-Mirim: As novas personagens do Flor do Campo



O boi vermelho do bairro Tamandaré acredita nas mudanças para recuperar o título 

Guajará-Mirim: As novas personagens do Flor do Campo  - Gente de Opinião



O Boi-Bumbá Flor do Campo um dos protagonistas do “Duelo da Fronteira”, que acontece todos os anos durante o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, também conhecido como Fefopem, promoveu uma mudança radical em seu quadro de personagens. Das rainhas da Maruja a Cunha Poranga, passando pelo levantador de toada e até por alguns setores de sua diretoria, praticamente todas foram substituídas. De acordo com a presidente do bumbá vermelho do bairro Tamandaré, as mudanças foram necessárias, uma vez que o grupo não alcançou seus objetivos em suas últimas apresentações no Festival Folclórico. “Não mudamos por mudar e sim por necessidade. Se o time estivesse ganhando, com certeza não aconteceriam mudanças”, disse dona Georgina. 

Para defender o tema “Rondônia, Mitos e Lendas” nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o Flor do Campo vai contar as novas personagens eleitas durante evento que aconteceu no mês passado. 

A novas personagens do bumbá da dona Georgina e do seu Mário são: Cunhã Poranga Polyana Lataliza, Porta Estandarte Rayla Mota, Sinhazinha da Fazenda Ana Paula, Levantador de Toadas Sandro Menacho, Pajé (que é o mesmo do Diamante Negro de Porto Velho). Desde o festival passado o Mestre da Marajuda é o Celestino e o apresentador o Ricardo. 

“A Rainha do folclore será escolhida numa festa que vamos realizar no próximo sábado dia 30 de maio”, disse o apresentador Ricardo. 

“Outra conquista do novo Flor do Campo foi a o ingresso do casal Silvio e Rosângela que vieram do boi contrário somar no nosso grupo” confirmou Georgina. 

O artesão Edinard e sua equipe Kaçawerê foi novamente contratado, para criar e confeccionar os cenários do tema “Rondônia, Mitos e Lendas” enquanto o ex-levantador de toadas Beto do Cavaco permanece no grupo apenas como compositor das toadas. “A toada tema é de minha autoria”, garante Beto do Cavaco. 

De acordo com a presidente do grupo folclorista Georgina. “No ano de inauguração do bumbódromo de guajará vamos em busca do título que vai entrar para a história do festival”, finalizou. 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

Existem diversas religiões afro-brasileiras em grande crescimento no Brasil que defendem o sacrifício de animais para vários fins.Pode parecer algo

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

As instituições de ensino interessadas em agendar uma visita, seguida de debate, às duas exposições fotográficas multimídia “O Amor é Filho do Tempo”

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

Aconteceu em Tefé, no Amazonas, o 12ª Encontro de Parteiras com o objetivo de disseminar técnicas para aprimoramento de partos em comunidades da Amazô

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Porto Velho, 03 de abril de 2019 - De 13 a 28 de abril, o Porto Velho Shopping receberá o Museu do Videogame Itinerante. Com entrada gratuita e aberta