Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Gabriê vence “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025

Artista de Rondônia teve duas indicações e reforça a representatividade de mulheres amazônidas


Gabriê vence “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 - Gente de Opinião

A artista Gabriê venceu “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, realizado no histórico Theatro da Paz, em Belém. A artista Gabriê chegou à final com duas indicações (Pop e MPB) e levou o troféu em Pop, evidenciando a força e a diversidade da música feita no Norte e o protagonismo de mulheres amazônidas na cena.

“Sou mulher amazônida e este prêmio é um abraço na minha origem. É bonito ver tantas mulheres do Norte ocupando palco e pauta — isso muda o imaginário sobre quem somos e de onde viemos. De Rondônia para a Amazônia inteira, sigo cantando para que mais mulheres se reconheçam, sonhem e caminhem com a gente”, disse Gabriê.

A conquista projeta futuro para a nova geração de artistas da região: “É uma vitória geracional; ao vencer, ela abre caminho e dá referência concreta para que muitas de nós possamos trilhar a cena musical da Amazônia com mais visibilidade, estrutura e respeito; é sobre trabalho, pertencimento e futuro”, afirmou Talita Gusmão, produtora da artista.

Para além da carreira autoral, Gabriê integra a produção do Festival Mulheres da Beira, iniciativa que convida mulheres da cena musical para um palco composto exclusivamente por mulheres, fortalecendo redes de colaboração, representatividade e a profissionalização de artistas da região.

Sobre o Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Criado para valorizar e projetar a produção musical da Amazônia, o prêmio reúne artistas de toda a região e conta com a articulação do Sebrae e parceiros locais, estimulando circulação, conexões profissionais e formação de público.

Sobre a artista

Gabriê é cantora, compositora e produtora cultural de Rondônia, destaque da nova cena pop/MPB amazônida. Com presença de palco potente e composições que aproximam contemporaneidade e território, a artista representa uma geração que amplia vozes e referenciais femininos na música do Norte. Além de sua trajetória autoral, atua na produção do Festival Mulheres da Beira.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)