Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural inaugura sua galeria de Artes com a exposição 'Variações'


Funcultural inaugura sua galeria de Artes com a exposição 'Variações' - Gente de Opinião 

Olhares reflexivos e curiosos contemplaram a pintura, recortes e expressividade do artista Júlio César de Oliveira, conhecido como Botôto, convidado pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) para a inauguração da Galeria de Artes do Município, ocorrida neste final de semana. Ao todo, 21 obras ficarão à disposição do público até o dia 25 de abril. 

Antônio Jorge dos Santos, o Jorjão, vice-presidente da Funcultural conta que o objetivo da Galeria é fomentar a cultura municipal. “Queremos com esta ação não somente dar mais um espaço para os artistas locais, mas também oferecer cursos e palestras voltados para criar um público para este tipo de exposição e para o teatro e a para música, como já fazemos no Mercado Cultural. Além disso a prefeitura está buscando através de um convênio com a Agência Nacional do Cinema fomentar a cultura audiovisual também. Já temos no município quarenta e duas produtoras cadastradas na Ancine”, afirma. 
 
 Antônio Jorge explica sobre a escolha de Botôto para a primeira exposição: “Foi algo muito natural. Ele é um artista que está sempre interessado e participando das ações da Funcultural. Buscando aprender, assim como muitos artistas que são nossos parceiros. Então este primeiro convite abre espaço para exposição de muitos artistas que virão”, explica o vice-presidente.
 
 Botôto, é natural de Teresina, no Piauí, mas vive em Porto Velho há 28 anos. Se tornou artista devido uma recomendação médica, depois de uma depressão que teve. “Tive a concepção deste nome artístico quando estava sozinho na beira do rio Madeira.  Quando estava em tratamento de esquizofrenia eu procurava lugares isolados para estar. Foi quando vi um boto. E dali peguei o nome artístico.  Já havia feito cursos quando mais novo que me deram base para desenvolver este trabalho artístico. Classifico minha arte como adulta, contemporânea e regional, pois trabalho com vários tipos de materiais, daí o nome da exposição de 'Variações'.  É um prazer poder trazer entretenimento para as pessoas”, comenta.
 
 Adelina Jacob foi conferir a exposição.  Ela que também é artista fala sobre a Galeria da Funcultural e da sua impressão do trabalho de Bototo: "Estou muito feliz por ter mais um espaço na cidade para expormos os trabalhos artísticos. Esta galeria é um avanço para nossa classe. É um sinal que a cidade está evoluindo e com isso também a valorização do artista. Quero parabenizar a prefeitura por esta iniciativa. Também é um prazer saber que abre este espaço com a exposição do Botôto. Que já conheço e acompanho há algum tempo. Vejo um trabalho bastante evoluído com muito estudo e podemos perceber isso ao ver as obras. O artista realmente sabe o que quer com a valorização de pequenos objetos e até mesmo do lixo que e ele transforma em algo diferente e bonito”. 
 
  ‘Variações’ fica na galeria da Funcultural até o dia 25 de abril e depois vai ficar exposto na Biblioteca municipal Francisco Meireles. A Funcultural está localizada na Rua Dom Pedro II com Elias Gorayeb, centro da cidade. 

Fonte:  Rebeca Barca | Fotos  Medeiros

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)