Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural inaugura sua galeria de Artes com a exposição 'Variações'


Funcultural inaugura sua galeria de Artes com a exposição 'Variações' - Gente de Opinião 

Olhares reflexivos e curiosos contemplaram a pintura, recortes e expressividade do artista Júlio César de Oliveira, conhecido como Botôto, convidado pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) para a inauguração da Galeria de Artes do Município, ocorrida neste final de semana. Ao todo, 21 obras ficarão à disposição do público até o dia 25 de abril. 

Antônio Jorge dos Santos, o Jorjão, vice-presidente da Funcultural conta que o objetivo da Galeria é fomentar a cultura municipal. “Queremos com esta ação não somente dar mais um espaço para os artistas locais, mas também oferecer cursos e palestras voltados para criar um público para este tipo de exposição e para o teatro e a para música, como já fazemos no Mercado Cultural. Além disso a prefeitura está buscando através de um convênio com a Agência Nacional do Cinema fomentar a cultura audiovisual também. Já temos no município quarenta e duas produtoras cadastradas na Ancine”, afirma. 
 
 Antônio Jorge explica sobre a escolha de Botôto para a primeira exposição: “Foi algo muito natural. Ele é um artista que está sempre interessado e participando das ações da Funcultural. Buscando aprender, assim como muitos artistas que são nossos parceiros. Então este primeiro convite abre espaço para exposição de muitos artistas que virão”, explica o vice-presidente.
 
 Botôto, é natural de Teresina, no Piauí, mas vive em Porto Velho há 28 anos. Se tornou artista devido uma recomendação médica, depois de uma depressão que teve. “Tive a concepção deste nome artístico quando estava sozinho na beira do rio Madeira.  Quando estava em tratamento de esquizofrenia eu procurava lugares isolados para estar. Foi quando vi um boto. E dali peguei o nome artístico.  Já havia feito cursos quando mais novo que me deram base para desenvolver este trabalho artístico. Classifico minha arte como adulta, contemporânea e regional, pois trabalho com vários tipos de materiais, daí o nome da exposição de 'Variações'.  É um prazer poder trazer entretenimento para as pessoas”, comenta.
 
 Adelina Jacob foi conferir a exposição.  Ela que também é artista fala sobre a Galeria da Funcultural e da sua impressão do trabalho de Bototo: "Estou muito feliz por ter mais um espaço na cidade para expormos os trabalhos artísticos. Esta galeria é um avanço para nossa classe. É um sinal que a cidade está evoluindo e com isso também a valorização do artista. Quero parabenizar a prefeitura por esta iniciativa. Também é um prazer saber que abre este espaço com a exposição do Botôto. Que já conheço e acompanho há algum tempo. Vejo um trabalho bastante evoluído com muito estudo e podemos perceber isso ao ver as obras. O artista realmente sabe o que quer com a valorização de pequenos objetos e até mesmo do lixo que e ele transforma em algo diferente e bonito”. 
 
  ‘Variações’ fica na galeria da Funcultural até o dia 25 de abril e depois vai ficar exposto na Biblioteca municipal Francisco Meireles. A Funcultural está localizada na Rua Dom Pedro II com Elias Gorayeb, centro da cidade. 

Fonte:  Rebeca Barca | Fotos  Medeiros

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio