Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Francisco Meirelles realiza projeto 'Leitura na Praça' nesta quarta-feira


Francisco Meirelles realiza projeto 'Leitura na Praça' nesta quarta-feira - Gente de Opinião

 A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realizará nesta quarta-feira (16), de 09h a 16h, o Projeto Leitura na Praça, evento que promove anualmente o incentivo à prática lúdica e interativa da leitura e a divulgação do espaço público de leitura como local de aprendizado, pesquisa e desenvolvimento cultural.

Segundo Lucileyde Feitosa, administradora da Francisco Meirelles, o Projeto Leitura na Praça é tradicionalmente realizado no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e data alusiva ao dia de nascimento do escritor Monteiro Lobato, mas em função do feriado da Sexta-feira Santa houve a opção pela antecipação do evento.

Entre as atividades programadas, haverá visitação guiada e temática ao acervo da Biblioteca, exposição das obras infanto-juvenis e de literatura em Braille, contação de histórias, rodas de leitura, teatro de fantoches, pinturas faciais e muitas outras atividades. Quatro barracas, emprestadas pelo Exército, funcionarão com diversos tipos de serviços voltados aos participantes e, em uma delas, serão vendidas obras infanto-juvenis com a finalidade de cultivar o apreço pela aquisição de livros.

Nas outras barracas os alunos de escolas municipais, estaduais e de algumas escolas particulares, que também participarão do evento, serão acompanhados nas atividades por funcionários da Biblioteca e por acadêmicos de diversas instituições do Ensino Superior, que atuarão como voluntários no evento. “Creio que pelo menos umas seiscentas e cinquenta pessoas, entre professores e alunos, estarão conosco. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já colocou a disposição do Projeto quatro ônibus, que passarão por todas as escolas participantes para transportar os alunos”, esclareceu Feitosa.

Além do enfoque à importância da leitura para as crianças e adolescentes, o evento também quer promover a comemoração pelo centenário de fundação do município de Porto Velho. “No ano passado não pudemos realizar o evento por conta das manifestações populares, que estavam acontecendo naqueles dias, de forma que não pareceu muito seguro realizar atividades com crianças naquela data. Neste ano, apesar dos acontecimentos relativos à cheia do rio, achamos que não deveríamos deixar de fazê-lo, inclusive por causa do centenário da cidade. Esperamos poder celebrar com nossas crianças esses cem anos de fundação de Porto Velho. Certamente, vai ser uma oportunidade de trabalhar culturalmente o acontecimento e de promover mais afeição e respeito pelo município”, finalizou a administradora.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)