Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Francisco Meirelles realiza projeto 'Leitura na Praça' nesta quarta-feira


Francisco Meirelles realiza projeto 'Leitura na Praça' nesta quarta-feira - Gente de Opinião

 A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realizará nesta quarta-feira (16), de 09h a 16h, o Projeto Leitura na Praça, evento que promove anualmente o incentivo à prática lúdica e interativa da leitura e a divulgação do espaço público de leitura como local de aprendizado, pesquisa e desenvolvimento cultural.

Segundo Lucileyde Feitosa, administradora da Francisco Meirelles, o Projeto Leitura na Praça é tradicionalmente realizado no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e data alusiva ao dia de nascimento do escritor Monteiro Lobato, mas em função do feriado da Sexta-feira Santa houve a opção pela antecipação do evento.

Entre as atividades programadas, haverá visitação guiada e temática ao acervo da Biblioteca, exposição das obras infanto-juvenis e de literatura em Braille, contação de histórias, rodas de leitura, teatro de fantoches, pinturas faciais e muitas outras atividades. Quatro barracas, emprestadas pelo Exército, funcionarão com diversos tipos de serviços voltados aos participantes e, em uma delas, serão vendidas obras infanto-juvenis com a finalidade de cultivar o apreço pela aquisição de livros.

Nas outras barracas os alunos de escolas municipais, estaduais e de algumas escolas particulares, que também participarão do evento, serão acompanhados nas atividades por funcionários da Biblioteca e por acadêmicos de diversas instituições do Ensino Superior, que atuarão como voluntários no evento. “Creio que pelo menos umas seiscentas e cinquenta pessoas, entre professores e alunos, estarão conosco. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já colocou a disposição do Projeto quatro ônibus, que passarão por todas as escolas participantes para transportar os alunos”, esclareceu Feitosa.

Além do enfoque à importância da leitura para as crianças e adolescentes, o evento também quer promover a comemoração pelo centenário de fundação do município de Porto Velho. “No ano passado não pudemos realizar o evento por conta das manifestações populares, que estavam acontecendo naqueles dias, de forma que não pareceu muito seguro realizar atividades com crianças naquela data. Neste ano, apesar dos acontecimentos relativos à cheia do rio, achamos que não deveríamos deixar de fazê-lo, inclusive por causa do centenário da cidade. Esperamos poder celebrar com nossas crianças esses cem anos de fundação de Porto Velho. Certamente, vai ser uma oportunidade de trabalhar culturalmente o acontecimento e de promover mais afeição e respeito pelo município”, finalizou a administradora.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)