Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Fisioterapia da São Lucas abre inscrições para curso de aprimoramento em RPG-EPI



A Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas está com inscrições abertas para o curso de Aprimoramento em Reeducação Postural Global-Estruturação Postural Integrada (RPG-EPI) que será ministrado por Sâmia Maluf, Fisioterapeuta pela PUC (Campinas/SP), Especialista em Acupuntura, Aprimoramento em RPG, Cadeias Musculares Leo Busquet, Terapia Psicocorporal (Rio Aberto/Argentina), Mestre em Biologia e Patologia Buco-Dental (Unicamp), Doutora em Fisioterapia Experimental (USP); Vinícius Gil, Fisioterapeuta pela PUC (Campinas/SP), Especialista em Acupuntura, Aprimoramento em Reeducação Postural Global (RPG), Mestre em Ciências Médicas (Unicamp); e Márcia Rodrigues, fisioterapeuta pela PUC (Campinas/SP), Especialista em Cadeia Muscular e Articular GDS, Aprimoramento em Reeducação Postural Global (RPG), Terapia Corporal Reichiana, em Fisioterapia Desportiva (Unimep), Certificada em Osteopatia Musculoesquelética (IBO), Mestra em Educação Física na área de  Pedagogia da Motricidade Humana (Unesp).

Segundo a Fisioterapeuta Ana Paula Rubira, Coordenadora da Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, o curso tem como proposta resgatar e, ao mesmo tempo, atualizar e ampliar o conceito da reeducação postural com as novas visões apontadas pela experiência clínica e pela pesquisa científica, adequando-o à demanda da sociedade e de um mercado exigente. O curso permite uma discussão mais aprofundada quanto às aplicações específicas e especiais do trabalho postural, direcionando o conhecimento e aplicabilidade nas diferentes áreas da fisioterapia.

Conforme observação feita por Ana Paula Rubira, o trabalho estático, relegado a um segundo plano em termos terapêuticos, tem se mostrado eficiente e necessário na prevenção e tratamento dos comprometimentos músculo-esqueléticos. “Isso se torna mais importante se levarmos em consideração a alta incidência de algias vertebrais e sua conseqüência para o indivíduo e a sociedade, cuja demanda por esse tipo de trabalho tem crescido mais. É fundamental, portanto, preparar um profissional mais atualizado com a demanda, bem como com os novos conhecimentos frutos da pesquisa e da experiência dos professores”, salientou a Especialista, acrescentando que o fisioterapeuta pode e deve atuar como um profissional independente. “Para isso ele deve ser capaz de, diante de um paciente, fazer um diagnóstico, propor medidas terapêuticas adequadas que tratem a causa e avaliar o tratamento oferecido”, complementou.

Outras informações e inscrições pelos telefones (69) 3211-8034 e 3211-8022.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe