Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Faculdade Metropolitana investem na saúde do trabalhador


 
Os colaboradores da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana estão recebendo os benefícios da implantação do Projeto “Educação e Saúde do Trabalhador”. A iniciativa pretende evitar o surgimento de doenças ocupacionais entre os funcionários das duas entidades, através de campanhas de conscientização, palestras, atividades e treinamentos voltados para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, o aumento contínuo da qualidade dos processos e produtos e o permanente respeito ao meio ambiente. 

As atividades do projeto foram iniciadas com o programa de ginástica laboral, desenvolvido aos sábados, segunda e quarta-feira, durante 15 minutos, a partir das oito horas; e na terça e quinta-feira, por igual período, a partir das 18 horas. 

Segundo o professor Wellington Nascimento Moura, responsável pela aplicação do projeto, a ginástica laboral é uma atividade voluntária e extensiva aos estagiários, e se constitui num conjunto de atividades físicas realizadas no próprio ambiente de trabalho, visando promover a saúde, integração dos funcionários e gerar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da empresa, com reflexos imediatos no desempenho profissional. 

“As atividades físicas atuam de forma preventiva e terapêutica não causando fadiga excessiva, aliviando o estresse e promovendo a reeducação da postura durante o trabalho”, informa o professor, lembrando que a ginástica laboral trás inúmeros benefícios. 

“No aspecto fisiológico, diminui as inflamações e traumas; atenua o esforço na execução das tarefas diárias; combate e previne doenças profissionais, sedentarismo, estresse e ansiedade; melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, promovendo uma melhor mobilidade e melhor postura. Na área psicológica, favorece a mudança da rotina; reforça a auto-estima, melhora a auto-imagem; demonstra a preocupação da empresa com a saúde e o bem estar dos seus funcionários; e desenvolve a consciência corporal. No campo social, favorece o contato pessoal; promove a integração social e melhora as relações interpessoais”, ressalta Wellington. 

A ginástica laboral foi bem recebida pelos colaboradores das áreas administrativa e acadêmica das duas instituições que já sentem os reflexos dos seus benefícios, aumentando a disposição para o trabalho, estimulando a prática de atividade física e melhorando o clima organizacional, através da integração dos funcionários de cada um dos setores onde é desenvolvida. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári