Sábado, 12 de setembro de 2009 - 06h11
Os colaboradores da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana estão recebendo os benefícios da implantação do Projeto “Educação e Saúde do Trabalhador”. A iniciativa pretende evitar o surgimento de doenças ocupacionais entre os funcionários das duas entidades, através de campanhas de conscientização, palestras, atividades e treinamentos voltados para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, o aumento contínuo da qualidade dos processos e produtos e o permanente respeito ao meio ambiente.
As atividades do projeto foram iniciadas com o programa de ginástica laboral, desenvolvido aos sábados, segunda e quarta-feira, durante 15 minutos, a partir das oito horas; e na terça e quinta-feira, por igual período, a partir das 18 horas.
Segundo o professor Wellington Nascimento Moura, responsável pela aplicação do projeto, a ginástica laboral é uma atividade voluntária e extensiva aos estagiários, e se constitui num conjunto de atividades físicas realizadas no próprio ambiente de trabalho, visando promover a saúde, integração dos funcionários e gerar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da empresa, com reflexos imediatos no desempenho profissional.
“As atividades físicas atuam de forma preventiva e terapêutica não causando fadiga excessiva, aliviando o estresse e promovendo a reeducação da postura durante o trabalho”, informa o professor, lembrando que a ginástica laboral trás inúmeros benefícios.
“No aspecto fisiológico, diminui as inflamações e traumas; atenua o esforço na execução das tarefas diárias; combate e previne doenças profissionais, sedentarismo, estresse e ansiedade; melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, promovendo uma melhor mobilidade e melhor postura. Na área psicológica, favorece a mudança da rotina; reforça a auto-estima, melhora a auto-imagem; demonstra a preocupação da empresa com a saúde e o bem estar dos seus funcionários; e desenvolve a consciência corporal. No campo social, favorece o contato pessoal; promove a integração social e melhora as relações interpessoais”, ressalta Wellington.
A ginástica laboral foi bem recebida pelos colaboradores das áreas administrativa e acadêmica das duas instituições que já sentem os reflexos dos seus benefícios, aumentando a disposição para o trabalho, estimulando a prática de atividade física e melhorando o clima organizacional, através da integração dos funcionários de cada um dos setores onde é desenvolvida.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)