Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Faculdade Metropolitana investem na saúde do trabalhador


  
Os colaboradores da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana estão recebendo os benefícios da implantação do Projeto “Educação e Saúde do Trabalhador”. A iniciativa pretende evitar o surgimento de doenças ocupacionais entre os funcionários das duas entidades, através de campanhas de conscientização, palestras, atividades e treinamentos voltados para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, o aumento contínuo da qualidade dos processos e produtos e o permanente respeito ao meio ambiente. 

As atividades do projeto foram iniciadas com o programa de ginástica laboral, desenvolvido aos sábados, segunda e quarta-feira, durante 15 minutos, a partir das oito horas; e na terça e quinta-feira, por igual período, a partir das 18 horas. 

Segundo o professor Wellington Nascimento Moura, responsável pela aplicação do projeto, a ginástica laboral é uma atividade voluntária e extensiva aos estagiários, e se constitui num conjunto de atividades físicas realizadas no próprio ambiente de trabalho, visando promover a saúde, integração dos funcionários e gerar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da empresa, com reflexos imediatos no desempenho profissional. 

“As atividades físicas atuam de forma preventiva e terapêutica não causando fadiga excessiva, aliviando o estresse e promovendo a reeducação da postura durante o trabalho”, informa o professor, lembrando que a ginástica laboral trás inúmeros benefícios. 

“No aspecto fisiológico, diminui as inflamações e traumas; atenua o esforço na execução das tarefas diárias; combate e previne doenças profissionais, sedentarismo, estresse e ansiedade; melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, promovendo uma melhor mobilidade e melhor postura. Na área psicológica, favorece a mudança da rotina; reforça a auto-estima, melhora a auto-imagem; demonstra a preocupação da empresa com a saúde e o bem estar dos seus funcionários; e desenvolve a consciência corporal. No campo social, favorece o contato pessoal; promove a integração social e melhora as relações interpessoais”, ressalta Wellington. 

A ginástica laboral foi bem recebida pelos colaboradores das áreas administrativa e acadêmica das duas instituições que já sentem os reflexos dos seus benefícios, aumentando a disposição para o trabalho, estimulando a prática de atividade física e melhorando o clima organizacional, através da integração dos funcionários de cada um dos setores onde é desenvolvida. 

Fonte: Sérgio Mello


Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio