Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Filme Kika não foi convidada conclui as gravações em Porto Velho


Filme Kika não foi convidada conclui as gravações em Porto Velho - Gente de Opinião

O curta-metragem “Kika não foi convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, concluiu as gravações e iniciou a fase de montagem da obra. As gravações ocorreram na histórica Vila Candelária, à beira do rio Madeira em Porto Velho (RO), local onde a história fictícia se passa.

A ideia da obra é inspirada em uma experiência pessoal, vivida na infância do diretor e roteirista, que presenciou a expulsão de uma coleguinha de uma festinha de aniversário de outra criança do bairro. A obra se utiliza de uma cena real, para contar uma história de amizade e cumplicidade entre as crianças e escancarar as realidades vividas por pessoas periféricas de uma Amazônia real, controversa e de fato profunda.

O conflito central da obra será apresentado por meio da aversão a pessoas pobres (aporofobia) e o preconceito de cor, responsáveis por segregar crianças moradoras de uma mesma região, mas com vivências e oportunidades bem distintas. Kika e Jordson serão apresentados como melhores amigos. Crianças que veem um no outro, a certeza de uma relação de amizade profunda, capaz de curar feridas e realizar sonhos que pareciam impossíveis. A história se desdobra quando Kika é expulsa da festa de aniversário de Enzo, criança do entorno, que vive em uma família aparentemente estruturada, mas com pais que se revelam cruéis quando o assunto é acolhimento.

Filme Kika não foi convidada conclui as gravações em Porto Velho - Gente de Opinião

Para a definição do elenco, o diretor optou por trabalhar com crianças não atores, selecionadas depois de diversas oficinas teatrais, aplicadas em escolas e associações em zonas periféricas da cidade.

“O processo de escolha das crianças do filme foi bem interessante e tranquilo. Elas participaram de oficinas com jogos e muitas brincadeiras, para que estivessem livres e sem preocupações com testes, aprovações e reprovações. Só depois que souberam que se tratava de um filme”, comenta Juraci.

Todo o processo de preparação psicológica foi conduzido por Ane Cleyanne, psicóloga com foco em atendimento a crianças e adolescentes. A preparação dos atores escolhidos ficou por conta do experiente ator Francisco Gaspar, paraense radicado em São Paulo, que atuou em obras como “Estrada 47”, de Vicente Ferraz, “Condado Macabro” de Marcos DeBrito e da série “O Escolhido”, da Netflix.

O projeto deste curta-metragem foi o vencedor do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Cinema – 33ª edição, que aconteceu em 2024, no Rio de Janeiro (RJ) e contemplado pelo Edital 01/2024 SEJUCEL Audiovisual – bolsas para artes em vídeo – Lei Paulo Gustavo.

A equipe técnica conta ainda com Géssica Castro como 1ª assistente de direção, Ana Duzanowski 2ª AD, Fernanda Paiva na direção de produção, Juraci Júnior e Géssica Castro na produção executiva, produção de elenco de Talita Gusmão, assistente de produção Jucy Campos, direção de arte de Tino Alves e Ricardo Almeida, produção de objetos de Ricardo Almeida, figurino Najhara Lopes, Ricardo Almeida, Juraci Júnior e Géssica Castro, maquiagem e cabelo Vanúbia, direção de fotografia Jordan Cruz, assistente de fotografia Kelvily Nascimento, Gualter Cruz como gaffer, Moisés na elétrica, Verônica Brasil como técnica de som direto, assessoria de imprensa de Vanessa Fernandes, assessoria jurídica do escritório Sales e Medeiros Advogados, montagem de Eduardo Resing, assistente administrativo Maria Alice Stratmmaan e consultoria em produção executiva de Carlos Barbosa. No elenco adulto estão Selma Pavanelli, Kaline Leigue, Gisele Stering, Adailton Alves, Andressa Silva e Marilyn Clara Nunes. Já o elenco infantil conta com João Pedro Ferreira, Sophia Resky, Arthur Iatrino e Filipe Monteiro.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)