Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Duelo na Fronteira inicia com atrações culturais e musicais em Guajará-Mirim


Na abertura do evento, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo - Gente de Opinião
Na abertura do evento, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo

O festival Duelo na Fronteira teve início na sexta-feira (15), em Guajará-Mirim, conhecida como Pérola do Mamoré. O evento, realizado pelo governo de Rondônia, celebra a tradição do boi-bumbá e atrai anualmente, moradores e turistas para prestigiarem uma das principais manifestações culturais do estado. Organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o festival reúne apresentações culturais e shows musicais. A programação segue até domingo (17), com entrada gratuita.

Na abertura, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo, encantando a plateia com o talento das crianças. O ponto alto do evento será neste sábado (16), às 20h, com o tradicional duelo entre os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, uma das maiores expressões do folclore rondoniense.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do evento para o estado e à cidade sede do evento. “O Duelo na Fronteira é um patrimônio cultural do estado e reflete a força do povo de Guajará-Mirim. Através da realização do evento, o governo valoriza a identidade cultural da região, além de movimentar a economia e atrair visitantes de várias localidades do Brasil.”

Evento valoriza a tradição e cultura regional - Gente de Opinião
Evento valoriza a tradição e cultura regional

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, enfatizou o impacto do festival para o município. “Guajará-Mirim vive intensamente a cultura durante o Duelo na Fronteira. O festival promove tradição, união e talento, fortalecendo as raízes e impulsionando o turismo cultural no estado.”

A programação do Duelo na Fronteira continua neste sábado, com o esperado confronto dos bois-bumbás e atrações musicais. O festival é uma oportunidade para o público vivenciar a cultura de Rondônia, em um evento que valoriza a tradição e promove integração.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)