Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ MIRIM


FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ MIRIM - Gente de Opinião

Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim, lado brasileiro da fronteira com a Bolívia, na noite de 22/06. Crianças, jovens e adultos da cidade e de outras localidades da região lotaram a praça. Pouco antes de começar as exibições foram chegando as diversas caravanas de estudantes e professores, em ônibus lotados vindas de distritos distantes e outras das escolas mais próximas caminhando pelas ruas da cidade.

Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.

Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população que por razões geográficas, não teriam acesso às essas manifestações. O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e África.

Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que falou de seu filme. Ricardo Almeida está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.

O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.

O Festcineamazônia Itinerante segue para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.

Fonte: Solano Ferreira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)