Domingo, 24 de junho de 2012 - 00h20

Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim, lado brasileiro da fronteira com a Bolívia, na noite de 22/06. Crianças, jovens e adultos da cidade e de outras localidades da região lotaram a praça. Pouco antes de começar as exibições foram chegando as diversas caravanas de estudantes e professores, em ônibus lotados vindas de distritos distantes e outras das escolas mais próximas caminhando pelas ruas da cidade.
Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.
Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população que por razões geográficas, não teriam acesso às essas manifestações. O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e África.
Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que falou de seu filme. Ricardo Almeida está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.
O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.
O Festcineamazônia Itinerante segue para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.
O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.
Fonte: Solano Ferreira
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)