Sábado, 30 de agosto de 2014 - 11h22
Por Sérgio Carvalho
Foto de Eder Medeiros

O Festcineamazônia Itinerante encerrou com êxito sua jornada pelo Vale do Guaporé, na última segunda feira, 25, com uma apresentação para mais de 300 pessoas na Praça dos Quilombolas, na cidade de Pimenteiras, no interior de Rondônia.
Quase 20 dias navegando e 15 comunidades atendidas, sendo 08 delas nas margens brasileiras do rio Guaporé e 07 nas margens bolivianas, o Festcineamazônia Itinerante levou música, cinema e circo para lugares de difícil acesso e pouco atendidas culturalmente, promovendo a integração cultural entre os países.
Além das exibições de curtas-metragens de diversas partes do mundo, inclusive com filmes indígenas, a edição itinerante do Festival contou com as apresentações do músico Rodolfo Minari - que vive no Acre e canta temas da cultura amazônica, misturando elementos do imaginário tradicional, indígena e caboclo - e do palhaço mineiro Titetê, o qual, com seus números lúdicos, alegrou tanto os bolivianos quanto os brasileiros.
“Aqui encerramos nossa missão, com muita alegria. Conseguimos cumprir 100% o que propomos. Estar em contato com estas pessoas que vivem na beira do rio Guaporé, os verdadeiros defensores de nossas fronteiras, é uma experiência das mais belas. Única”. Animou-se o co-realizador do Festcineamazônia Itinerante José Jurandir da Costa.
No dia 03 de setembro, o Festcineamazônia Itinerante inicia sua nova jornada, na segunda etapa amazônica do projeto, na cidade amazonense de Humaitá. Em seguida, percorre parte da Estrada do Pacífico, passando por diversas cidades acreanas e realiza duas apresentações no departamento de Madre de Dios, no Peru e na capital do departamento boliviano de Pando, Cobija, na tríplice fronteira do Acre.
O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo, Ministério da Cultura, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)