Terça-feira, 7 de maio de 2013 - 07h11
Mais antigo festival de cinema na Região Norte, com 11 anos de existência, desde janeiro o Festcineamazônia faz parte do Fórum dos Festivais, uma entidade que reúne os principais eventos audiovisuais brasileiros, realizados no país ou no exterior.
	“É o reconhecimento da importância do Festcineamazônia par
a a cultura amazônica”, diz Jurandir Costa, organizador do festival rondoniense. É necessário um tempo mínimo de três anos de existência para que um festival possa ser incorporado ao Fórum.
O Festcineamazônia é o único festival da região dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Colômbia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.
Para fazer parte do fórum, é necessário que um associado referende o festival. No caso, quem referendou foi o Festival Internacional de Atibaia, durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em janeiro.
Atualmente, existem no Brasil mais de 240 eventos audiovisuais, desde iniciativas independentes, regulares e consistentes de exibição até os festivais tradicionais plenamente consolidados. É um circuito de ampla cobertura nacional que atrai quase 3 milhões de espectadores/ano.
Através do Código de Ética, os produtores, realizadores, atores, técnicos e demais profissionais têm a garantia do respeito a princípios consagrados pelos organizadores de festivais e que devem nortear a condução dos eventos.
Os festivais audiovisuais brasileiros possuem forte atuação cultural, social e econômica, estimulando a formação de plateias, garantindo espaço para nossos filmes, promovendo o acesso da população às telas e gerando emprego e renda em todas as comunidades onde atua.
Nesse sentido, o Fórum dos Festivais expressa a união dos eventos audiovisuais brasileiros em torno de uma ação coletiva. Seu principal objetivo é fortalecer os festivais integrando-os aos demais setores que compõem o mercado audiovisual do país.
	 Fonte: Solano Ferreira
	 
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)