Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia integra Fórum dos Festivais


Mais antigo festival de cinema na Região Norte, com 11 anos de existência, desde janeiro o Festcineamazônia faz parte do Fórum dos Festivais, uma entidade que reúne os principais eventos audiovisuais brasileiros, realizados no país ou no exterior.

“É o reconhecimento da importância do Festcineamazônia parFestcineamazônia integra Fórum dos Festivais - Gente de Opiniãoa a cultura amazônica”, diz Jurandir Costa, organizador do festival rondoniense. É necessário um tempo mínimo de três anos de existência para que um festival possa ser incorporado ao Fórum.

O Festcineamazônia é o único festival da região dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Colômbia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.

Para fazer parte do fórum, é necessário que um associado referende o festival. No caso, quem referendou foi o Festival Internacional de Atibaia, durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em janeiro.

 Atualmente, existem no Brasil mais de 240 eventos audiovisuais, desde iniciativas independentes, regulares e consistentes de exibição até os festivais tradicionais plenamente consolidados. É um circuito de ampla cobertura nacional que atrai quase 3 milhões de espectadores/ano.

Através do Código de Ética, os produtores, realizadores, atores, técnicos e demais profissionais têm a garantia do respeito a princípios consagrados pelos organizadores de festivais e que devem nortear a condução dos eventos.

Os festivais audiovisuais brasileiros possuem forte atuação cultural, social e econômica, estimulando a formação de plateias, garantindo espaço para nossos filmes, promovendo o acesso da população às telas e gerando emprego e renda em todas as comunidades onde atua.

Nesse sentido, o Fórum dos Festivais expressa a união dos eventos audiovisuais brasileiros em torno de uma ação coletiva. Seu principal objetivo é fortalecer os festivais integrando-os aos demais setores que compõem o mercado audiovisual do país.

 Fonte: Solano Ferreira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Literatura: Coletânea Porto Velho em Poesia é lançada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Literatura: Coletânea Porto Velho em Poesia é lançada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB RO) lançou dia 18  de Dezembro no Auditório  da Assembleia Legislativa do Estado de Rondôni

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)