Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia integra Fórum dos Festivais


Mais antigo festival de cinema na Região Norte, com 11 anos de existência, desde janeiro o Festcineamazônia faz parte do Fórum dos Festivais, uma entidade que reúne os principais eventos audiovisuais brasileiros, realizados no país ou no exterior.

“É o reconhecimento da importância do Festcineamazônia parFestcineamazônia integra Fórum dos Festivais - Gente de Opiniãoa a cultura amazônica”, diz Jurandir Costa, organizador do festival rondoniense. É necessário um tempo mínimo de três anos de existência para que um festival possa ser incorporado ao Fórum.

O Festcineamazônia é o único festival da região dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Colômbia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.

Para fazer parte do fórum, é necessário que um associado referende o festival. No caso, quem referendou foi o Festival Internacional de Atibaia, durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em janeiro.

 Atualmente, existem no Brasil mais de 240 eventos audiovisuais, desde iniciativas independentes, regulares e consistentes de exibição até os festivais tradicionais plenamente consolidados. É um circuito de ampla cobertura nacional que atrai quase 3 milhões de espectadores/ano.

Através do Código de Ética, os produtores, realizadores, atores, técnicos e demais profissionais têm a garantia do respeito a princípios consagrados pelos organizadores de festivais e que devem nortear a condução dos eventos.

Os festivais audiovisuais brasileiros possuem forte atuação cultural, social e econômica, estimulando a formação de plateias, garantindo espaço para nossos filmes, promovendo o acesso da população às telas e gerando emprego e renda em todas as comunidades onde atua.

Nesse sentido, o Fórum dos Festivais expressa a união dos eventos audiovisuais brasileiros em torno de uma ação coletiva. Seu principal objetivo é fortalecer os festivais integrando-os aos demais setores que compõem o mercado audiovisual do país.

 Fonte: Solano Ferreira
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio