Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição fotográfica destaca mulheres trabalhadoras da cultura em Vilhena

A exposição está aberta ao público na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV) até 14 de março de 2025.


Fotos: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Fotos: Washington Kuipers

A exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" destaca a trajetória e a contribuição das mulheres trabalhadoras da cultura no município. Inaugurada na noite da quinta-feira (13) de fevereiro, na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra reúne 21 retratos que capturam a força, a identidade e a diversidade das mulheres que atuam no cenário cultural local. Além da exibição das imagens, o evento contou com uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo sobre os desafios e conquistas femininas na cultura amazônica.

Com curadoria da comunicadora social e fotógrafa Andréia Machado, a exposição apresenta 21 retratos capturados pelo cinegrafista e fotógrafo Washington Kuipers. As imagens expressam a resiliência e diversidade das mulheres vilhenenses que contribuem para a produção cultural na região.

A produtora cultural Andressa Vitória Santos Machado, coordenadora do projeto, celebrou a recepção positiva do público. "Este projeto não apenas documenta, mas também dá visibilidade às trajetórias e histórias das mulheres que constroem a cultura de Vilhena. Ver essa resposta tão calorosa da comunidade é extremamente gratificante", destacou.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a roda de conversa com mulheres trabalhadoras da cultura de Vilhena, promovendo uma reflexão sobre os desafios e conquistas do setor. O debate foi mediado pelo sociólogo Márcio Guilhermon, que enfatizou a importância de iniciativas que reconhecem e fortalecem a presença feminina no cenário cultural amazônico.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), o projeto também reafirma seu compromisso com a acessibilidade, contando com interpretação em Libras durante a programação. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 14 de março de 2025, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e valorizar as histórias de mulheres que moldam a cultura local.

“Estou muito feliz com a realização desta exposição e grata a todos que compareceram para prestigiar e valorizar o trabalho das mulheres da cultura de Vilhena. Esse reconhecimento fortalece nossa identidade e incentiva a continuidade de projetos como este. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)", disse Andressa Machado.

Para acessar o catálogo da exposição fotográfica basta clicar no seguinte link: https://heyzine.com/flip-book/19f2aa6c35.html .

Desde sua abertura, a exposição "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" já recebeu a visita de diversos estudantes de escolas públicas do município, proporcionando uma experiência enriquecedora sobre identidade cultural e o papel das mulheres na arte. As instituições interessadas em agendar visitas guiadas podem entrar em contato diretamente com a Fundação Cultural de Vilhena (FCV) ou pelo telefone (69) 98119-1055.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)