Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estudantes secundaristas e universitários ocupam o prédio da reitoria da Unir



Nesta quinta-feira (01/07/10), estudantes das escolas públicas e privadas do Ensino Médio com o apoio de estudantes da Universidade Federal de Rondônia ocuparam as dependências do prédio da reitoria da UNIR logo após a manifestação da manhã de quinta-feira pelas ruas de Porto Velho para manifestar contra a adesão autoritária da reitoria da UNIR ao ENEM/Estudantes secundaristas e universitários ocupam o prédio da reitoria da Unir  - Gente de OpiniãoSiSU, conhecido também como “Novo Enem”.

Uma das principais revoltas dos estudantes foi motivada pela medida unilateral do Reitor da UNIR, Prof.º Januário do Amaral, em aderir ao ENEM por meio de um decreto, e posteriormente submeter a reunião do Conselho Superior Acadêmico (CONSEA) de forma atropelada, pois não houve avaliação alguma por parte da Instituição em averiguar e detalhar em projeto os prós e contras desta adesão – precipitada – ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O Ministério da Educação descreve o SiSU como um “sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio”. Através da sua implementação o Governo Federal apenas propõe mudar a forma do vestibular ao invés de criar mais universidades públicas ou melhorar a estrutura das já existentes.

Com a aplicação de uma prova única em todo o território nacional o governo chega ao absurdo de contrariar todos os princípios políticos, éticos e mesmo pedagógicos ao desconsiderar completamente as “condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;” (Art. 27 parágrafo II da LDB), à exemplo, comparamos o baixo nível do ensino ofertado na região norte do país com o ensino das escolas das regiões sul e sudeste do país..

Desde a tomada da decisão autoritária do Reitor os estudantes secundaristas vêm se mobilizando nas escolas, conscientizando estudantes e professores sobre a necessidade de exigir o debate com a sociedade sobre as implicações resultantes de uma possível entrega das vagas da única universidade pública do estado de Rondônia à ampla concorrência no país.

Após horas em vigília no prédio da reitoria da UNIR os estudantes decidiram por manter o gabinete da reitoria ocupado e prometem resistir até que haja alguma resposta favorável da Administração Superior às suas exigências.

Comando Estudantil em Defesa do Acesso à Universidade Pública

Fonte: DCE/UNIR
 

.


 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)