Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estão abertas as inscrições para a mostra do Cineamazônia



Começam dia primeiro de junho, as inscrições para a décima quarta edição do Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, que será realizado no período entre 23 e 27 de agosto, em Porto Velho (RO). O período de inscrição para a pré-seleção da mostra competitiva vai até o dia 1 de julho. O formulário de inscrição e o regulamento completo podem ser encontrados no site do www.cineamazonia.com.br.

Além do formulário preenchido, os interessados também devem enviar o filme exclusivamente via internet, através das plataformas Wetransfer, Vimeo, Youtube, Dropbox ou outra mídia digital similar. Também poderão ser enviados para o e-mail cineamazonia@hotmail.com. Em qualquer uma das plataformas, o arquivo enviado deverá estar, necessariamente, compactado.

Apesar do meio ambiente ser o carro chefe do festival, fomentando discussões e reflexões em torno de causas ambientais, o Festival está aberto para a inscrição de todo e qualquer tema e gênero de produção.

No caso dos filmes narrados em línguas estrangeiras, as produções deverão obrigatoriamente possuir legendas em português. Também é obrigatório o envio de pelo menos uma imagem do filme inscrito nas definições especificadas no regulamento.

Considerado um dos mais importantes festivais de cinema do norte do país, a edição deste ano do Cineamazônia terá quatro categorias: documentário, ficção, animação e experimental. Os vencedores da mostra competitiva categorias levarão o Troféu Mapinguari. A novidade é que no prêmio de Melhor Longa Metragem, principal premiação da noite, concorrerão apenas documentários.

Nas competições de média e curta metragem, os participantes concorrerão ao Prêmio Danna Merril, de Melhor Documentário; Prêmio Major Reis, de Melhor Animação; Prêmio Vitor Hugo, de Melhor Ficção; Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira, de Melhor Experimental; Prêmio Chico Mendes, de Melhor Roteiro; Prêmio Povos Indígenas de Rondônia, de Melhor Trilha Sonora; Prêmio Silvino Santos, de Melhor Fotografia; Prêmio Capô (Maurice Capovilla), de Linguagem; Prêmio Melhor Montagem; Prêmio Melhor Direção; Prêmio Melhor Ator; Prêmio Melhor Atriz; Prêmio Thiago de Mello: Júri Popular (Troféu Esperança).

Cineamazônia

O Festival Cineamazônia surgiu há 14 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais,legendados ou narrados na Língua Portuguesa.

Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURAL.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena

O minidocumentário “Rimas do Cerrado: Explorando a Cultura Hip Hop em Vilhena” foi exibido para os alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

A literatura infantil amazônica tem ganhado novos leitores nas escolas de Rondônia com o projeto “Jornada Literária de Nina Macaca pelas periferias

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia

O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

Porto Velho recebe a 2ª edição do Divino, manifestação centenária do Vale do Guaporé que luta pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

Porto Velho recebe a 2ª edição do Divino, manifestação centenária do Vale do Guaporé que luta pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)