Sexta-feira, 1 de novembro de 2013 - 07h04
Na última semana a Fundação Cultural de Porto Velho, por meio do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”, oportunizou que as comunidades de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã conhecessem o espetáculo 'Velho Justino e Suas Poesias Matutas'. Em cena o ator Tancredo Silva, 40 anos, criador de vários personagens, que já brindou dezenas de cidades com suas apresentações. O velho matuto emplacou na sua carreira e conquistou milhares de pessoas. O personagem tem arrancado muitas risadas e aplausos com as histórias que conta.
O ator que fez parte da comitiva do projeto que tem em sua programação outras atividades - como a apresentação de dança, música, teatro de rua, exposição fotográfica, e oficinas - se diz satisfeito pelo convite. “Tem sido uma grande experiência. As comunidades ribeirinhas e rurais tem suas peculiaridades. É um público carinhoso e participativo. E fico imensamente realizado em fazer parte desse projeto”, comentou.
Tancredo destaca ainda que por onde passou - somando hoje no projeto Circulando Cultura nos Distritos, 9 distritos - recebeu um grande carinho e motivos a mais para continuar com esse trabalho que há cerca de 8 anos o faz suspirar antes de entrar em cena. “O Velho Justino foi criado com a intenção de levar as pessoas a refletirem, só que ao passar das apresentações, percebi que dava pra inserir o humor. E deu certo. Ele é uma grande sensação. Quando coloco o figurino, que é todo montado por mim mesmo, as pessoas acreditam tanto que vem pra me ajudar a subir no palco, a atravessar a quadra, como foi no caso das escolas e ginásios que nos apresentamos”, sorri o ator.
Sobre o projeto da Funcultural Tancredo Silva elogia: “São propostas como esta que nos valorizam e levam a cultura para as comunidades mais distantes. Hoje não existe tanta produção no Estado porque as pessoas tem medo de fazer. E a Funcultural tá mostrando que há interesse nesta gestão em ousar e fazer acontecer. E que venham mais oportunidades como esta e que o Velho Justino seja inserido, como os tantos talentos espalhados por esta cidade maravilhosa”, frisou.
Sobre isso a presidente da Funcultural, Jória Lima, disse que tem o aval do prefeito Mauro Nazif para ampliar o acesso à cultura. “Estamos realizando um grande levantamento das nossas comunidades, em busca de talentos, oportunizando que haja espaços para todas as setoriais, seja a dança, a música, o artesanato, seja o teatro ou até mesmo a composição literária. Vamos investir, pois isso é cultura”, disse Jória.
Fonte: Meiry Santos
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa