Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo 'Velho Justino' vai aos distritos de Porto Velho


Espetáculo 'Velho Justino' vai aos distritos de Porto Velho - Gente de Opinião

Na última semana a Fundação Cultural de Porto Velho, por meio do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”, oportunizou que as comunidades de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã conhecessem o espetáculo 'Velho Justino e Suas Poesias Matutas'. Em cena o ator Tancredo Silva, 40 anos, criador de vários personagens, que já brindou dezenas de cidades com suas apresentações. O velho matuto emplacou na sua carreira e conquistou milhares de pessoas. O personagem tem arrancado muitas risadas e aplausos com as histórias que conta.

O ator que fez parte da comitiva do projeto que tem em sua programação outras atividades - como a apresentação de dança, música, teatro de rua, exposição fotográfica, e oficinas - se diz satisfeito pelo convite. “Tem sido uma grande experiência. As comunidades ribeirinhas e rurais tem suas peculiaridades. É um público carinhoso e participativo. E fico imensamente realizado em fazer parte desse projeto”, comentou.

Tancredo destaca ainda que por onde passou - somando hoje no projeto Circulando Cultura nos Distritos, 9 distritos - recebeu um grande carinho e motivos a mais para continuar com esse trabalho que há cerca de 8 anos o faz suspirar antes de entrar em cena. “O Velho Justino foi criado com a intenção de levar as pessoas a refletirem, só que ao passar das apresentações, percebi que dava pra inserir o humor. E deu certo. Ele é uma grande sensação. Quando coloco o figurino, que é todo montado por mim mesmo, as pessoas acreditam tanto que vem pra me ajudar a subir no palco, a atravessar a quadra, como foi no caso das escolas e ginásios que nos apresentamos”, sorri o ator.

Sobre o projeto da Funcultural Tancredo Silva elogia: “São propostas como esta que nos valorizam e levam a cultura para as comunidades mais distantes. Hoje não existe tanta produção no Estado porque as pessoas tem medo de fazer. E a Funcultural tá mostrando que há interesse nesta gestão em ousar e fazer acontecer. E que venham mais oportunidades como esta e que o Velho Justino seja inserido, como os tantos talentos espalhados por esta cidade maravilhosa”, frisou.

Sobre isso a presidente da Funcultural, Jória Lima, disse que tem o aval do prefeito Mauro Nazif para ampliar o acesso à cultura. “Estamos realizando um grande levantamento das nossas comunidades, em busca de talentos, oportunizando que haja espaços para todas as setoriais, seja a dança, a música, o artesanato, seja o teatro ou até mesmo a composição literária. Vamos investir, pois isso é cultura”, disse Jória.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)