Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo promove reflexão sobre os impactos de UHE


Lete, o espetáculo de estreia da Beradeira Companhia de Teatro, leva aos palcos a história de transformação de uma cidade a partir da instalação de uma usina hidrelétrica no rio que deu origem a sua história e que carrega as memórias e os costumes de sua gente. A peça de ficção, livremente inspirada em Porto Velho, estreia no dia 16 de maio, no Teatro Um do Sesc Esplanada.

O espetáculo aborda a questão dos ciclos migratórios, característica marcante na formação do estado, e o seu mais recente, o ciclo das usinas, com a chegada de milhares de trabalhadores dos mais diversos estados brasileiros, e até de outros países, em busca de oportunidades.

Rodrigo Vrech, diretor e dramaturgo, conta que o objetivo do espetáculo é promover uma reflexão acerca dos impactos ambientais, sociais e históricos acarretados pela instalação de uma usina hidrelétrica em uma região. “O espetáculo busca despertar a reflexão não só dos moradores de Porto Velho, ou do estado, mas de todo o país com relação a estas questões retratadas na história”, afirma.

Durante o processo de montagem, além das pesquisas junto a historiadores, foram realizadas visitas ao distrito de Jacy-Paraná, Nazaré e Cujubinzinho. Neste último, o diretor e os atores Andressa Silva, Gisele Stering, Raoni Amaral e Yuri Brugnari, que integram o elenco, tiveram um dia de vivência com os moradores, acompanhando suas atividades desenvolvidas diariamente e ainda ensaiando em meio a realidade ribeirinha, em uma forma de retratar fielmente a identidade regional no espetáculo.

O nome escolhido para a montagem faz referência a Mitologia Grega, sendo “Lete” o rio onde os mortos mergulham para esquecerem suas vidas passadas. “Aqui temos o Rio Madeira como guardador da memória e identidade do povo”, explica Rodrigo.

Ficha técnica

Com estreia marcada para o dia 16 de maio no palco do Teatro Um do Sesc Esplanada, o espetáculo segue em temporada até o dia 2 de junho com todas as apresentações gratuitas. Conta com trilha sonora original do cantor Bado; figurino de Einstein Berguerand; iluminação de Rodrigo Vrech e Osias Cardoso; cenário e direção musical do próprio grupo; comunicação Folk Produções e desing gráfico de Moisés Costa. Lete é uma realização da Associação Trilhos Culturais (ATC), Azagaia Núcleo de Criações e Beradeira Companhia de Teatro.

Contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do edital Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 para montagem cênica, com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), Lete é o resultado de uma pesquisa histórica e social, através de encontros com estudiosos e moradores de áreas influenciadas pelas usinas em construção no Rio Madeira, em Porto Velho, e a vivência dos costumes da população das comunidades ribeirinhas in loco.

Para saber sobre "Lete" e seus bastidores, acesse: www.facebook.com/beraderaciadeteatro

Fonte: Folk Produções

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)