Terça-feira, 26 de julho de 2016 - 16h20
O Dia do Escritor, 25 de julho, não passou em branco na capital. Um café da tarde, realizado na cafeteria Juninho Soft, reuniu cerca de 25 autores locais. A solenidade teve um caráter espontâneo, com declamações de poesias, leituras de textos literários e discursos em homenagens a decanos das letras e ativistas da cultura.
A iniciativa foi do escritor Júlio Olivar, atual presidente da Academia Rondoniense de Letras. A intenção, segundo ele, foi simplesmente reunir os escritores, sem formalidades, para um congraçamento. "Escrevemos e pesquisamos biografias e histórias antigas. Porém, muitas vezes não conhecemos as pessoas do nosso meio, este foi um momento para nos abraçar", explicou Olivar.
Nomes importantes e consagrados das letras e da cultura, a exemplo de Yêdda Borzacov, Antônio Cândido, Ciro Pinheiro, Montezuma Cruz, Reginaldo Trindade, Selmo Vasconcelos, Viriato Moura, José Dettoni, Walter Bariani, Euro Tourinho, entre outros, foram homenageados.
Mesas com mais de 60 livros de autores de Porto Velho, fotografias históricas e miniaturas de Vespasiano Ramos (poeta morto há um século) compuseram o cenário. O momento festivo foi regado com o legítimo café produzido em Rondônia, premiado como o melhor da Amazônia.
Fonte: Taciana Guzman
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube
Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52
O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)