Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário “Zé Maria, Vida de Seringueiro” destaca a memória dos seringueiros da Amazônia

O média metragem estará disponível a partir do dia 28 de maio no YouTube


Documentário “Zé Maria, Vida de Seringueiro” destaca a memória dos seringueiros da Amazônia - Gente de Opinião

O documentário “Zé Maria, Vida de Seringueiro”, que será lançado em maio, resgata a memória dos seringueiros da Amazônia a partir da vivência de José Maria dos Santos, o Zé Maria. O filme estará disponível a partir do dia 28 de maio na plataforma YouTube.

 

O projeto foi contemplado no Edital Nº 35/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição Jair Rangel Pistolino Prêmio de Produção Audiovisual e Artes Cênicas, no Eixo II Produção Audiovisual de Média-Metragem- Categoria B, com recursos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

 

Sobre o Projeto

“Zé Maria, Vida de Seringueiro” é um documentário, média metragem, sobre a memória dos seringueiros da Amazônia, a partir da vida de José Maria de Almeida, um dos mais importantes seringueiros de Rondaria. Seu Zé Maria, ainda vivo, é o personagem central do projeto, entrelaçando a biografia do protagonista, com as demais vidas de seringueiros.

É a oralidade do povo da mata que conduz o documentário. A partir de relatos dos personagens reais, a história será documentada, criando um registro sobre essa importante fase de Rondônia. Artistas convidados participam e contribuem de forma poética.

 

A trajetória de Zé Maria é fonte de trabalho para artistas, escritores e pesquisadores, tendo trabalhos publicados como o livro "Seringueiros da Amazônia. Sobreviventes da Fartura”, de Nilson Santos, e o espetáculo “A Borracheira”, do Grupo Teatral O Imaginário (RO).

 

Contar a história dos seringueiros, conhecidos como “Soldados da Borracha”, é registrar a memória dos povos extrativistas da Amazônia. As milhares de pessoas que vieram para cá eram, em sua maioria, nordestinos, assolados pela fome e estimulados pelos programas do Governo Federal da época. Estima-se que a região amazônica recebeu aproximadamente 500 mil nordestinos, durante o ciclo migratório (primeiro ciclo da borracha).

 

Documentar a vida de Zé Maria, seringueiro da região de Guajará-Mirim e fio condutor deste documentário, é também contar a saga de inúmeros trabalhadores que deixaram sua marca nas páginas da história. Atualmente, poucos estão vivos. Os relatos de vida destes personagens reais são retratados através de fragmentos de narrativas de sobreviventes e familiares. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)