Sábado, 27 de setembro de 2025 - 10h50

O curta-metragem “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz”, que retrata a força simbólica, a beleza e a riqueza das tradições da centenária Festa do Divino Espírito Santo, realizada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, foi exibido no mês de agosto em escolas de Vilhena e Pimenteiras do Oeste.
Com 15 minutos de duração, classificação livre e interpretação em Libras, a produção foi apresentada em Vilhena na Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, e em Pimenteiras do Oeste na própria Comunidade Quilombola de Santa Cruz, para estudantes da Escola Estadual Inácio de Castro. Em breve, o documentário também será exibido em Cerejeiras.

De acordo com a equipe de produção, cerca de 500 pessoas, entre alunos, professores e equipe técnica das escolas, já assistiram à obra. Após as exibições, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, conduzida pelo sociólogo que ressaltou a importância do documentário como ferramenta de reflexão sobre identidade, memória e resistência cultural. O momento permitiu que os estudantes dialogassem sobre o valor da Festa do Divino para a Comunidade Quilombola de Santa Cruz e compreendessem como essas tradições se conectam à história de Rondônia e ao fortalecimento da cultura local.
Dirigido pelo fotógrafo e documentarista Washington Kuipers, o filme propõe um mergulho sensível e etnográfico na manifestação religiosa que, há gerações, mobiliza a comunidade quilombola do Vale do Guaporé. A produção dá destaque à oralidade, à fé e à cultura que envolvem a celebração, considerada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia.

“Exibir esse documentário para a população, especialmente para os alunos das escolas públicas de Rondônia, tem uma importância enorme. O curta ‘Vozes do Divino’ não é apenas um registro audiovisual, mas uma forma de compartilhar com as novas gerações a riqueza cultural que existe no nosso estado. Muitas vezes, tradições como a Festa do Divino são conhecidas apenas por quem vive de perto, e levar esse conhecimento para as salas de aula significa fortalecer a identidade, valorizar a diversidade e manter viva a memória de um povo que resiste e se reinventa há séculos. Nosso objetivo é que esses estudantes se reconheçam nesse patrimônio e se tornem também guardiões dessa cultura tão significativa para Rondônia”, disse Washington Kuipers.
O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC- Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo no Eixo II: Curtas Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos.
Com uma abordagem sensível e comprometida com a valorização das culturas populares e tradicionais da Amazônia, “Vozes do Divino” reafirma a importância do audiovisual como ferramenta de memória, educação e resistência cultural.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)