Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Distrito de Jaci-Paraná recebe FestCine Amazônia Itinerante


A concretização de um antigo sonho acalentado e amadurecido pelo cineasta e idealizador do Festcine Amazônia, Jurandir Costa e sua equipe, finalmente deixa o campo dos sonhos para conhecer a realidade. A partir desta quarta-feira (12) têm início as atividades do Festcine Amazônia Itinerante 2008 que tem como objetivo levar o cinema para várias localidades de Porto Velho como o distrito de Jaci – Paraná que inaugura a jornada.

Através de todos os meios de transporte disponíveis, o festival expande seu universo chegando à maior número de pessoas, inclusive as comunidades ribeirinhas de Rondônia. “A partir de agora o Itinerante também chega aos demais estados da região norte do Brasil, mas os planos são ainda maiores e ambiciosos. A meta é ampliar ainda mais a capacidade de refletir através da Sétima Arte levando o festival para os países irmãos da América Latina e, também cruzar o Atlântico levando o cinema ambiental para Portugal”, explica Jurandir Costa.

“Serão mais de 114 horas de exibição, mais de 33.000 mil quilômetros percorridos. “O festival será visto por mais de 10.000 mil pessoas. Assim o FestCine Amazônia ganha cada vez mais público”, finalizou.

Nascido há cinco anos no coração da Amazônia, mais precisamente em Rondônia, o FestCine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental surgiu com o firme propósito de causar transformações através do fazer e do mostrar cinema. O festival lançou sua semente que, germinou ao ser regado pro idéias, poesia, informação, conhecimento, reflexão, inclusão cultural e acima de tudo consciência ambiental. O evento cresceu porque as pessoas acreditaram.

O FestCine Amazônia Itinerante tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, conta com o apoio da Senadora Fátima Cleide, Deputado Federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)