Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

DIiversidade: Maloca exalta arte e cultura indígena estudantil; programação segue até quarta-feira, 11


Cocar e Canção Materna: Maloca inicia em Porto Velho promovendo a riqueza indígena. Cerimônia inaugural foi um espetáculo de respeito e tradição - Gente de Opinião
Cocar e Canção Materna: Maloca inicia em Porto Velho promovendo a riqueza indígena. Cerimônia inaugural foi um espetáculo de respeito e tradição

A segunda-feira (9) foi marcada pela solenidade de abertura da III Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca), no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento, considerado um dos maiores encontros de valorização da cultura indígena no ambiente escolar da Região Norte, é promovido pelo governo de Rondônia e promete uma programação rica e diversa até a próxima quarta-feira (11).

A cerimônia inaugural foi um espetáculo de respeito e tradição, começando com a entrada das etnias indígenas, cada uma exibindo seu respectivo cocar. Em um momento de reverência cultural, o Hino Nacional foi cantado na língua materna. A solenidade prosseguiu com a beleza e a energia de dois grupos de dança tradicionais indígenas, seguidos por uma palestra da empreendedora indígena, Shirley Arara com o tema “Raízes que prosperam, identidade, saberes e empreendedorismo dos jovens indígenas”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, na Maloca os estudantes indígenas são os protagonistas de um dos maiores encontros culturais da Região Norte. “A Maloca impulsiona o intercâmbio cultural e abre espaço para a expressão da arte e cultura indígena em Rondônia”, evidenciou.


ARTE INDÍGENA 

O evento reúne cerca de 170 participantes, incluindo estudantes, dirigentes e chefes de delegação

Em seu discurso de abertura, a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, ressaltou a importância fundamental da arte indígena para a cultura brasileira. “É um patrimônio imensurável do Brasil. Precisamos valorizar essa arte de forma individualizada. Por isso escolhemos ter um evento específico para trabalhar a cultura e a arte dos povos originários no nosso estado”, afirmou a secretária, evidenciando o compromisso do governo em preservar e promover essa riqueza cultural.

A estudante indígena Joice Aruá, da Terra Indígena Rio Branco e uma das participantes da Mostra, expressou a relevância da Maloca para a disseminação da cultura e da arte dos povos indígenas de Rondônia. “Essa mostra estudantil é muito importante e significativa. É a oportunidade que temos de expressar nossa arte e a nossa cultura dentro e fora da escola”, disse, destacando o pioneirismo e o impacto positivo do evento.


INTERCÂMBIO E PROTAGONISMO

Estudantes indígenas de Rondônia protagonizam um dos maiores encontros culturais da Região Norte

Organizado pela Seduc, através das gerências de Arte, Cultura Escolar (GACE/CEFACEE) e Educação Escolar Indígena (GEEI/CMDE), o evento reúne cerca de 170 participantes, incluindo estudantes, dirigentes e chefes de delegação, oriundos de 34 escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino, representando impressionantes 30 etnias diferentes, como Kaxarari, Suruí, Cinta Larga, Karitiana, Uru Eu Wau Wau, Puruborá e Arikapú.

A programação da Maloca se estende por diversos equipamentos culturais de Porto Velho, como o Teatro Guaporé, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

As atividades incluem:

  • Apresentações musicais;
  • Danças tradicionais;
  • Exposições de artes visuais;
  • Fotografia e exibição de filmes; e
  • Atividades pedagógicas, reforçando o protagonismo juvenil indígena e o reconhecimento de suas expressões culturais.

Mais do que um evento artístico, a mostra se configura como um espaço de intercâmbio entre os povos e saberes indígenas, fortalecendo a identidade, valorizando a memória ancestral e reafirmando o compromisso da escola com uma educação plural, inclusiva e comprometida com os direitos dos povos originários.


PROGRAMAÇÃO DENSA E DIVERSIFICADA

A programação da Maloca segue nesta terça-feira (10), no Teatro Guaporé

A programação da Maloca segue nesta terça-feira (10), no Teatro Guaporé. Pela manhã, das 7h30 às 12h, o público pode conferir a exposição das obras de artes visuais no Hall de entrada e prestigiar as apresentações dos segmentos artísticos de forma mista (Música, dança, teatro, arte livre).

No período da tarde, haverá a apresentação da produção de texto sobre a origem da etnia e a apresentação do desenho ilustrativo representando a etnia. Em seguida, será realizada a exibição dos filmes dos alunos/artistas da Mostra, além de uma exibição de Cinema Regional e uma palestra sobre cinema e teatro com Fabiano Barros e Rafael Rogante.

No terceiro e último dia da Mostra, quarta-feira (11), a programação inicia pela manhã na Universidade Federal de Rondônia (Unir) com uma atividade pedagógica guiada que inclui exposição de Arqueologia e visita à Coleção de Ictiofauna, Mastozoologia e Botânica. No período da tarde, a programação seguirá na Estrada de Ferro Madeira Mamoré com uma visita pedagógica guiada ao complexo, que abrange a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e seu museu, além de visitas ao cemitério da Candelária & Cemitério das Locomotivas e ao Hospital da Candelária.

A gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabrynne Sena, enfatizou que a Maloca é um convite à imersão e ao reconhecimento da riqueza cultural dos povos indígenas de Rondônia. “Convidamos à todos para prestigiarem a Mostra. São mais dois dias de intensa programação. As atividades visam fortalecer o protagonismo juvenil indígena e promover as expressões culturais dos povos.”

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)