Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 12h04
Teve início nesta segunda-feira (21 de março) o movimento em prol da melhoria nas condições de trabalho e estudo no campus da Universidade Federal de Rondônia em Porto Velho. Professores, técnicos e alunos juntaram-se contra as más condições de trabalho na Unir e as políticas de precarização imposta às universidades públicas. Nesta terça-feira (22 de março) ocorrerá à paralisação total das atividades acadêmicas numa forma concreta de protesto contra o caos, o abandono, e os desmandos.
O movimento é uma ação da Associação dos Docentes da Unir – Adunir, que preparou para o dia 22 de março, uma série de eventos no auditório Paulo Freire, no período das 9 às 17 horas. A Adunir desenvolveu hoje o trabalho de conscientização, com a distribuição da seguinte nota: “Os professores, técnicos e alunos da Unir juntam-se contra as más condições de trabalho. A hora é de dizer não aos desmandos, à incompetência, a sujeira no campus e a falta de transparência no trato com a coisa pública”.
No auditório Paulo Freire no campus de Porto Velho, a Adunir organizou uma série de debates nesta segunda-feira: As lutas para o movimento docente: Rearticulação dos trabalhadores e condições de trabalho, com os professores Edilson Lobo e Adilson Siqueira; Política científica e atividades de pesquisa dos docentes, com as palestras dos professores Ene Glória e Rubiani Pagoto; Educação à distância e a profissão docente com o professor Bartolomeu Sousa convidado da Universidade Federal de Mato Grosso; encerrando a noite com exposição artística.
Para esta terça-feira, dia de protesto, a mobilização começa a partir das 8 horas no campus José Ribeiro Filho. Haverá atividades de protestos, bandeiras, manifestações dos diversos setores e trabalhadores, com a produção de um documento a ser encaminhado a diversos organismos federais, dentre estes o Ministério da Educação e a reitoria da Unir. As manifestações prosseguem na parte da tarde, e a noite está programado um ato público em frente a Unir-Centro a partir das 22 horas.
Fonte: Adunir / Paulo Ayres
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: