Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Debates antecedem paralisação contra o caos na Unir


Debates antecedem paralisação contra o caos na Unir - Gente de Opinião
 

Teve início nesta segunda-feira (21 de março) o movimento em prol da melhoria nas condições de trabalho e estudo no campus da Universidade Federal de Rondônia em Porto Velho. Professores, técnicos e alunos juntaram-se contra as más condições de trabalho na Unir e as políticas de precarização imposta às universidades públicas. Nesta terça-feira (22 de março) ocorrerá à paralisação total das atividades acadêmicas numa forma concreta de protesto contra o caos, o abandono, e os desmandos.

O movimento é uma ação da Associação dos Docentes da Unir – Adunir, que preparou para o dia 22 de março, uma série de eventos no auditório Paulo Freire, no período das 9 às 17 horas. A Adunir desenvolveu hoje o trabalho de conscientização, com a distribuição da seguinte nota: “Os professores, técnicos e alunos da Unir juntam-se contra as más condições de trabalho. A hora é de dizer não aos desmandos, à incompetência, a sujeira no campus e a falta de transparência no trato com a coisa pública”.

No auditório Paulo Freire no campus de Porto Velho, a Adunir organizou uma série de debates nesta segunda-feira: As lutas para o movimento docente: Rearticulação dos trabalhadores e condições de trabalho, com os professores Edilson Lobo e Adilson Siqueira; Política científica e atividades de pesquisa dos docentes, com as palestras dos professores Ene Glória e Rubiani Pagoto; Educação à distância e a profissão docente com o professor Bartolomeu Sousa convidado da Universidade Federal de Mato Grosso; encerrando a noite com exposição artística.

Para esta terça-feira, dia de protesto, a mobilização começa a partir das 8 horas no campus José Ribeiro Filho. Haverá atividades de protestos, bandeiras, manifestações dos diversos setores e trabalhadores, com a produção de um documento a ser encaminhado a diversos organismos federais, dentre estes o Ministério da Educação e a reitoria da Unir. As manifestações prosseguem na parte da tarde, e a noite está programado um ato público em frente a Unir-Centro a partir das 22 horas.

Gente de Opinião

Fonte: Adunir / Paulo Ayres
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua:

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)