Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes


Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes - Gente de Opinião

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A estreia acontece no dia 25 de outubro, às 19h30, no Teatro Estadual Belas Artes, em Ariquemes (RO). A exibição será gratuita e acessível em Libras, com classificação indicativa de 14 anos.

O filme é uma realização contemplada pelo EDITAL Nº 01/2024 – SEJUCEL – AUDIOVISUAL – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II – Curtas-Metragens, Categoria E – Curta Ficcional inédito de 9 a 15 minutos, com financiamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC/RO). A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção audiovisual independente em Rondônia.

“Quarto Escuro” retrata os impactos emocionais e sociais da violência sexual, abordando temas como luto, superação, reconstrução familiar e relacionamentos interpessoais. A história se desenvolve em torno de Isabel, mãe viúva de Isabely e de Isaque, uma criança surda, que passa a viver com Vitor, um homem marcado por traumas da infância.

Após a finalização do curta, serão também realizadas exibições em escolas do município de Ariquemes e da região do Vale do Jamari, acompanhadas de rodas de conversa com o objetivo de fomentar o debate, a conscientização e a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo o diretor Carlos Santana, o projeto nasceu da necessidade de tratar um tema delicado com sensibilidade e responsabilidade social:

“O cinema tem o poder de provocar reflexão e diálogo. ‘Quarto Escuro’ é um chamado à escuta, à empatia e à proteção das nossas crianças.”

O curta conta com produção artística da Casa do Macaco. Com uma abordagem sensível e linguagem visual apurada, “Quarto Escuro” convida o público a uma imersão emocional e reflexiva sobre as consequências do silêncio e a importância da reconstrução afetiva após a violência.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)