Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes


Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes - Gente de Opinião

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A estreia acontece no dia 25 de outubro, às 19h30, no Teatro Estadual Belas Artes, em Ariquemes (RO). A exibição será gratuita e acessível em Libras, com classificação indicativa de 14 anos.

O filme é uma realização contemplada pelo EDITAL Nº 01/2024 – SEJUCEL – AUDIOVISUAL – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II – Curtas-Metragens, Categoria E – Curta Ficcional inédito de 9 a 15 minutos, com financiamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC/RO). A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção audiovisual independente em Rondônia.

“Quarto Escuro” retrata os impactos emocionais e sociais da violência sexual, abordando temas como luto, superação, reconstrução familiar e relacionamentos interpessoais. A história se desenvolve em torno de Isabel, mãe viúva de Isabely e de Isaque, uma criança surda, que passa a viver com Vitor, um homem marcado por traumas da infância.

Após a finalização do curta, serão também realizadas exibições em escolas do município de Ariquemes e da região do Vale do Jamari, acompanhadas de rodas de conversa com o objetivo de fomentar o debate, a conscientização e a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo o diretor Carlos Santana, o projeto nasceu da necessidade de tratar um tema delicado com sensibilidade e responsabilidade social:

“O cinema tem o poder de provocar reflexão e diálogo. ‘Quarto Escuro’ é um chamado à escuta, à empatia e à proteção das nossas crianças.”

O curta conta com produção artística da Casa do Macaco. Com uma abordagem sensível e linguagem visual apurada, “Quarto Escuro” convida o público a uma imersão emocional e reflexiva sobre as consequências do silêncio e a importância da reconstrução afetiva após a violência.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)