Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena

“A Lasca”, curta metragem de artista de Vilhena, foi contemplado entre 596 inscritos


Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena - Gente de Opinião

Vilhena (RO) ambienta as gravações do curta metragem “A Lasca”, projeto proposto pela diretora Valdete Sousa, que atua há mais de 25 na área cultural em Rondônia. O filme foi contemplado pelo EDITAL SAV/MINC Nº -  CURTA PARA MULHERES 2023 - BOLSA PARA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS do Ministério da Cultura (MINC). O lançamento está previsto para maio de 2025.

O edital prevê a concessão de 10 (dez) bolsas para a produção independente de obras cinematográficas brasileiras de curta-metragem. Entre as 596 inscrições, apenas duas vagas contemplaram a região norte, dentre elas, o curta “A Lasca”.

O roteiro é do jornalista cultural e artista, Dennis Weber, graduado em teatro e que já assina outros roteiros audiovisuais. “Espero que o público se encante com a história. Enrolei minhas amigas por mais de dez anos, mas finalmente o filme vai sair”, confidencia rindo.

O elenco foi selecionado ao longo do ano de 2024. A protagonista é a atriz Lu Rodrigues, que está na cena teatral há mais de 30 anos. “Vai ser um desafio para mim, atuar em frente às câmeras, mas aceitei o convite e espero atender às expectativas dos meus colegas de elenco e produção”, diz Lu, durante o teste de maquiagem.

Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena - Gente de Opinião

A direção do curta é de Valdete Sousa, com direção de fotografia de Édier Willian, que junto com a equipe de filmagem veio de Porto Velho, especialmente, para trabalhar no curta.

Os figurinos são de Nivea Louize e maquiagem de Wesller Nascimento. Completam o elenco da obra: Barb Nunes, Cledemar Jeferson, Elieldo Paes, Flávia Nunes, Indi Nunes e Olga Grasso. A maioria do elenco que atua no curta são alunos da Escola Livre de Teatro Wankabuki, coordenada pelo Teatro Wankabuki, referência em projetos culturais no Cone Sul de Rondônia.

Muitas empresas e profissionais estão envolvidos na obra, dentre eles, restaurantes, hotel, cafeteria, empresas de aluguel e lojas da cidade, mostrando que a indústria da arte e cultura garante renda e movimenta recursos dentro dos municípios.

Equipe rondoniense

Os trabalhos de pesquisa e pré-produção ocorrem há vários meses, uma vez que se trata de um curta de ficção, parcialmente ambientado entre as décadas de 1960 e 1970. A equipe é inteiramente composta por profissionais de Rondônia, valorizando os trabalhadores da cultura do estado.

A produtora Miriam Scheer, que está participando pela primeira vez de uma produção audiovisual, destaca suas expectativas para a obra: “Nossa, estou muito ansiosa para ver o resultado de todo esse trabalho finalizado”.

A diretora e produtora Valdete destaca que: “Priorizamos contratar profissionais que atuam em Rondônia, com o objetivo de valorizar e fomentar a indústria criativa e cinematográfica do nosso estado”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)